Recanto das Pedras

6 | outubro @ 06:00 - 17:00

Programa de Fidelidade

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Detalhes

Data:
6 | outubro
Hora:
06:00 - 17:00
Atividades:
,
Nível de Dificuldade:

Moderada

Número de Vagas:
25
Valor por Pessoa:
200,00
Itens Incluídos:

– Transporte a partir do centro de Curitiba
– Carro de apoio
– Caminho sinalizado com fitas amarelas e marcação de quilometragem (5km e 10km)
– Lanche de trilha
– Água para abastecer e reabastecer sua garrafinha (traga sua garrafinha)
– Almoço estilo piquenique
– Taxa de entrada em propriedade privada
– Condutores de Aventura capacitados em Primeiros Socorros
– Seguro pessoal

Roteiro: Recanto das Pedras

Mais um roteiro INÉDITO e EXCLUSIVO, cuidadosamente estudado para você!

Percorreremos uma extensão de 10 km. Iniciaremos a caminhada na entrada da cidade da Lapa. Percorremos a pé o Centro Histórico e lindo da Lapa, com tempo para apreciar todo o casario bem preservado da cidade. Na região da Lapa, uma parcela considerável dos agricultores já optou – por escolha própria – pela agroecologia e produção de orgânicos. Passaremos no meio de uma feira de orgânicos no centro da cidade.

Saindo da cidade entraremos na zona rural, em estrada de chão, sendo a última parte da caminhada é em aclive (1,5 km) até chegar num local surpreendente, onde teremos uma vista privilegiada da região em meio a formações de arenito.

Faremos nosso almoço (piquenique) em meio a formações de arenito que remetem a uma mini Vila Velha, na beira de um paredão incrível, isto porque estaremos dentro da APA da Escarpa Devoniana.

Para fechar o roteiro, faremos uma visita ao Parque Estadual do Monge, que recebeu este nome por possuir uma gruta que teria sido abrigo de um monge ermitão, entre 1847 e 1855. O monge chamado João Maria D’Agostini se dedicou ao estudo de plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos, tornando-se assim, um líder religioso. Pela sua prática, os caboclos atribuíam-lhe curas milagrosas, denominando-o de “São João Maria”. Sua morte esteve envolta em mistérios e nunca se soube como ou onde havia morrido. Apareceram então outros monges… mas essa história vamos contar in loco!

Mais uma curiosidade: APA significa Área de Proteção Ambiental, e é um tipo de unidade de conservação definido por lei, onde é permitido que as pessoas residam e trabalhem, desde que cumpram regras especiais definidas pelo Plano de Manejo. No caso da APA Escarpa Devoniana, criada em 1992, abrange uma área de 400 mil hectares, envolvendo toda a região da escarpa que delimita o primeiro e segundo planalto do Paraná. A Serra do Purunã é a parte mais conhecida dessa escarpa, mas ela inicia na Lapa com o morro do Monge e segue até a divisa com São Paulo.

Compartilhe:
Tags Evento:
, , , , , , , ,