A Provence no final de junho começa a exalar um aroma celestial que encanta a todos: LAVANDA!
Na primeira vez que estive nas terras das províncias romanas na França (Provence) eu não tinha ideia que havia tantas variedades de lavanda. Você sabia que existem duas variedades principais: a Lavanda e o Lavandin?
Vamos começar pela generalidade
A Lavanda ou Lavandula é o gênero de plantas com flores que pertencem à família de hortelã, e são apreciadas pelo cheiro (e cores) de suas flores. Existem cerca de 39 espécies de plantas com flores que pertencem ao género de alfazema.
A verdadeira lavanda (Lavandula officinalis) é o tipo que se usa para fins medicinais. Seu aroma é mais delicado e seus galhos são únicos, enquanto os outros tipos de lavanda se ramificam. Outra diferença está nos seus arbustos que são mais baixos e mais arredondados, crescendo em altitudes mais elevadas.
São muitas as variedades que surgem expontaneamente pela polinização por cruzamento de espécies pelas abelhas. Os arbustos resultantes (lavandin) apresentam flores de coloração azul-escura, maiores que as da Lavanda e extremamente perfumadas.
O Lavandin se desenvolve bastante na França entre os campos de menor altitude. Outra característica do Lavandin é que suas flores tem uma consistência mais rígida, assim, o rendimento do óleo é maior. Em contrapartida o Lavandin tem menos poderes curativos que a verdadeira lavanda. Por tudo isso ela é largamente usada em sabonetes e perfumes.
Em geral podemos dizer que os óleos essenciais de lavanda são antidepressivo, analgésico, anti-séptico, cicatrizante e expectorante.
Lembro…
Lembro que fiquei quase doida na Provence ao ver um campo de lavandas que eu estava acompanhando dia após dia para pegar o auge da sua florada. Do dia para a noite o campo florido foi colhido, sem que suas flores estivessem totalmente abertas. Eu não sabia que lavanda destina a óleo essencial não precisa estar muito florida. As lavandas bem floridas são aquelas que se destinam a produção de mel de abelhas… Outra iguaria com perfume de lavanda!
Que tal ver de perto essas diferenças e sentir esse aroma? A Ana Wanke Turismo e aventura leva você para a Provence com todo charme e carinho que lhe são particulares. Eu, Ana Wanke, estarei acompanhando a turma nesse roteiro. Confira nosso roteiro…
E se você quiser trazer um pouco da Provence para sua casa, faça como eu, além de ter os óleos essenciais, plante essas flores celestiais em seu jardim! Mas tome o cuidado de planta-las num local de terra pedregosa e que receba luz solar por pelo menos 7 a 8 horas por dia. Fica a dica!
Que legal, Ana, colocar essas informações sobre a lavanda! A gente nem imagina que existam essas diferenças. Eu gostei muito do seu roteiro para a Provence, recomendo para que ainda não conhece!
foi a melhor explicação que encontrei sobre a diferença da lavanda e lavandin!
Tenho muito interesse no roteiro de viagem para junho/2021. Quando tiveres mais detalhes sobre valores, etc…favor informar, ok?
Grata
Cristina de Quadros
Olá, Cris! Acrescentamos seu nome na lista de interessados e entraremos em contato!
Amei o conteúdo, sou Saboeira, já pesquisei sobre Lavandas e não tinha encontrado ainda uma aula dessa. Sou Turismóloga e Professora de Arte. Que delícia poder realizar este passeio com você. 😍🙏👏
Obrigada Cláudia!
Seja bem vinda. Venha caminhar conosco qquer dia destes e conhecer de perto essa maravilha 😉
Temos caminhada em lavandários lindo próximo à Curitiba também.