“É loucura odiar todas as rosas porque uma delas te espetou”
O Pequeno Príncipe
Este artigo é a parte 3 de 7 da série: “O Pequeno Príncipe” – Pequenas frases que mudam vidas
Ninguém gosta de sofrer. Isso é uma verdade suprema. Mas uma vez que somos humanos e estamos inseridos em um modo de vida onde alguns momentos de sofrimento são inevitáveis, devemos ter uma capacidade extremamente útil: A resiliência.
A resiliência é a capacidade de algo voltar ao seu estado original mesmo sendo submetido à uma força ou deformação. Uso o exemplo da mola: mesmo sendo esticada ou sendo comprimida, sofrendo em seu corpo uma deformação plástica enorme, ela sempre volta à sua forma inicial. Outro bom exemplo, descrito em uma saborosa fábula do poeta Jean de La Fontaine, é o caniço: Ele balança e se curva com as tempestades, mas não se permite quebrar.
Existem pessoas que são assim também: Elas tem a incrível capacidade de passar por verdadeiros furacões e manter-se em paz, procurando o melhor caminho para a superação dos problemas. Essas pessoas dificilmente criam desculpas e costumeiramente não se deixam abater por problemas que venham a acontecer.
Mas lembre-se, essa capacidade incrível só é adquirida quando se tem uma outra como prerrogativa chamada CORAGEM.
A coragem é a fundação que você tem para enfrentar situações que são vistas como, fisicamente, emocionalmente ou moralmente difíceis. É preciso coragem para enfrentar situações de frente ou sair da zona de conforto. É necessário bravura para adquirir resiliência: deixando as desculpas de lado para se fazer o que gosta ou o que se tem vontade. Mesmo que algumas experiências anteriores são tenham sido tão boas. Elas entendem que, às vezes, alguns ferimentos acontecem, mas a vida se torna mais bonita e mais leve quando nos damos a chance de errar – e de levar um vidrinho de Merthiolate à tira colo para qualquer situação –
Realizar grandes mudanças de vida, caminhar centenas de quilômetros, escalar montanhas ou até mesmo mudar o visual não são decisões tomadas no macro; São centenas de pequenas decisões que farão você mudar seu modo de viver e de enxergar a vida; são pequenas decisões que farão você mudar o que te incomoda. O segredo é manter o foco das suas metas, mesmo sabendo que umas demorarão mais que as outras para serem alcançadas. E isso é super normal – e incrivelmente maravilhoso e prazeroso se você ousar permitir que isso aconteça.
Portanto, deixe as coisas ruins de lado. Não se permita ser pego em flagrante com maus pensamentos. Pensamentos tristes só te levarão para baixo, e tenho certeza que não é isso que você deseja para si mesmo. Resiliência, lembra-se?
O que quero dizer com tudo isso é que, mesmo que algumas situações não lhe tragam boas lembranças, coisas ruins acontecem com todos, a todo momento. Então, o quão disposto você está a se envergar para não quebrar? Quantos arranhões você está disposto a levar para ter lindas rosas em seu jardim ou agrupadas em um arranjo em cima de sua mesa?
É incrível poder olhar pelo retrovisor e descobrir que a vida é belíssima mesmo se você sair com algumas escoriações. Afinal, você deixaria de amar as pessoas por quem você nutre esse sentimento só porque algumas vezes as coisas não saíram exatamente como você planejou? Deixaria de conviver com as pessoas que te deixam incrivelmente feliz só porque houve alguma discussão em que os ânimos se exaltaram? Se a resposta é não, então porque tentar fazer o contrário com todo o resto na sua vida?
Chateações, momentos tristes, raiva são comuns a todos. A grande sacada é olhar para seus feitos e dizer: “Valeu muito a pena!” ou então: “Achei que não iria, mas consegui!”
Então, que tal começar a pensar seriamente sobre isso agora? Coragem, resiliência e Merthiolate para enfrentar seus problemas e alguns arranhões.
No restante, acredito piamente que podemos ajudar. Assim como gravado nas costas dos colaboradores de alguns supermercados, sugiro: Pergunte-nos como e deixe conosco, temos um excelente kit primeiros socorros caso você necessite…
E aí está a terceira parte da série!
Ao escrever essa série – dividida em 7 partes – coloquei muito sentimento em cada linha, em cada pensamento, em cada frase escrita aqui. Tem muito do meu coração em todo esse raciocínio. Espero que essa coluna atinja o seu coração também. Que tal se permitir receber toda essa energia boa?
Então, convido você a dedicar um pouquinho do seu tempo para você mesmo, e tentarei exprimir como singelas frases de um livro infantil podem mudar a sua vida de uma forma incrível. Vamos viajar?
Leia também a primeira e segunda parte: O Tempo e A Ponte
» Baseado no livro “O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint- Exupéry – 1943
Muito bom Papael!!! Gostei demais
Rafael, superação seria a palavra certa para minha vida! Parabéns pelas sábias palavras!
Pequeno Príncipe 🌍 acho MT parecido com minha história!
Sentimentos não sou MT boa neste negócio!
Rafael ♥️ qnd é exposto fica mais fácil enter , sua palavras neste artigo foi de grande importância!
Abraço Vanessa Janeczko