Com a busca pela qualidade de vida e novos desafios, muitas pessoas têm buscado a natureza como um fator de equilíbrio e, com isso, o montanhismo cada vez mais tem ganhado adeptos.
No último dia 12 tivemos o tradicional Jantar da Montanha, que ocorre todos os anos na segunda sexta feira do mês de maio e abre a temporada de montanhismo no Paraná. Há 45 anos esse jantar acontece, sob a batuta dos nossos queridos marumbinistas: Vitamina, Farofa e Dalião. É uma ótima desculpa para os montanhistas de todas as idades e clãs se encontrarem e confraternizarem, mas não é a toa que guardamos essa data. Ela está bem próxima a entrada do inverno quando as condições climáticas se tornam mais estáveis. Para se ter uma ideia, no inverno na nossa região chove cerca de cinco vezes menos que no verão!
Quando realizamos alguma atividade ao ar livre, estamos sempre à mercê das condições climáticas. Frio, vento e chuva nem sempre são nossos aliados e mesmo no inverno as chuvas podem ocorrer! Por isso dizemos que o montanhismo exige um bom planejamento, com equipamentos e condição físico-psíquicos adequados para a atividade que vai realizar, bem como boas condições climáticas.
Quando falamos em condições climáticas favoráveis, estamos valorizando a segurança e bem-estar das pessoas envolvidas e também a preservação das trilhas percorridas.
Quanto à segurança das pessoas, quando o frio é intenso e vem acompanhado por vento e chuva, a probabilidade do corpo entrar em estado de hipotermia é maior. Mesmo no Brasil, onde não temos um clima de frio extremo, isso pode acontecer em locais mais altos, ou seja, nas montanhas e principalmente no período do inverno. A hipotermia não é um acidente e pode comumente ser evitada: “melhor prevenir que remediar”. Evite estar na montanha se a previsão do tempo indicar chuva, porque, vamos e venhamos, a gente vai para a montanha para curtir a natureza, ver a vista e se divertir.
A chuva pode te pegar de surpresa e pode vir acompanhada de muito frio. Quando isso ocorre, tenha sempre roupas secas, bem acondicionadas em sacos estanques, para trocar e se manter aquecido. Também para manter-se aquecido e evitar desconfortos, carregue mantas térmicas de alumínio sempre no seu Kit de Primeiros Socorros. As mantas térmicas são equipamentos pequenos, leves, feitos exatamente para manter o calor em uma situação de emergência.
Responsabilidade e preservação da natureza
Se por um lado o montanhismo proporciona o elo entre as pessoas e a natureza, por outro lado, quando utilizado de forma não planejada, pode ocasionar desequilíbrios ambientais indesejáveis, comprometendo a sustentabilidade ambiental local ao longo do tempo. Nesse viés, como estamos falando de condições climáticas, devemos evitar ir às montanhas em dias de chuva em qualquer época do ano, não só pela nossa segurança, mas também porque a degradação das trilhas com a passagem de pessoas potencializa quando feita sob chuva.
Temos vários exemplos disso e se quisermos que nossas trilhas continuem transitáveis, devemos tomar esse cuidado, entre vários outros que não vou me aprofundar agora. São pequenos gestos que somados vão contribuir para que estas e também futuras gerações de montanhistas continuem a trilhar nossas montanhas. Um ótimo exemplo de ações positivas são os clubes de montanhismo e grupos de voluntários que adotam montanhas (ver as fotos de antes e depois). Vamos fazer a nossa parte!
É com esse cuidado a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura planeja suas trilhas e roteiros de montanhismo, pensando não só no bem estar e segurança de seus clientes, mas também na preservação do meio ambiente.