A água é uma das principais substâncias em nosso organismo, sendo responsável por diversos processos em nosso corpo, tais como regulação da temperatura, transporte e eliminação de substâncias. Manter-se hidratado é fundamental para um bom desempenho no dia-a-dia.
O que é a desidratação?
O corpo humano precisa em torno de 2 a 2,5 litros de água por dia para se manter saudável. Costumamos perder água de diversas formas, entre elas, pelo suor, urina, fezes, respiração, entre outras.
Devido à perda de água, e à incapacidade do corpo humano em armazená-la, precisamos repô-la constantemente para garantir um bom funcionamento do organismo. De modo geral, perdemos mais água do que repomos. Juntamente com a água, eliminamos também sais minerais, gerando um quadro de desidratação. São sintomas da desidratação:
- Bastante sede;
- Boca e pele secas;
- Lábios ressecados;
- Olhos fundos;
- Batimento cardíaco acelerado;
- Pequena quantidade de lágrima, urina e suor.
- Urina escura
Além desses sintomas, também é comum que a pessoa desidratada apresente:
- Fraqueza;
- Cansaço;
- Dores de cabeça;
- Episódios de tontura.
Para manter-se hidratado
Para que o nosso corpo responda bem existem alguns cuidados essenciais que podemos ter antes, durante e depois das trilhas:
- devemos remover o excesso de roupa e/ou afrouxar as peças que não possam ser retiradas.
- procurar caminhar em lugares com sombra;
- resfriar a cabeça e a nuca. Ao resfriar a nuca, o sangue que sobe para a cabeça estará em uma temperatura mais amena e passará a informação de um corpo mais frio para o cérebro, o que causará uma diminuição do suor e assim perderemos menos água e sais. Usar chapéu também ajuda neste quesito.
Beber dois litros ou mais de água por dia, para quem não está acostumado, pode ser uma tarefa árdua. Para que seja mais atrativo você pode tomar água flavorizada adicionando frutas ou ervas aromáticas para dar um saborzinho. Outras opções são a água de côco, sucos naturais ou isotônicos e soros, com moderação, que além de hidratar irão ajudar a repor glicídios e sais.
Principalmente durante as longas caminhadas, não espere sentir sede para beber água. Beber pequenas quantidades de líquido periodicamente evita a desidratação. Existem vários produtos desenvolvidos para o armazenamento da água e para facilitar a ingestão de água do caminhante. Confira na loja da Alta Montanha.
É importante prestar atenção mesmo no inverno. As opções neste caso poderiam ser o chá, sopa ou um delicioso chocolate quente.
Manter uma alimentação saudável com frutas e verduras, que também possuem água, é fundamental. Além de evitar bebidas com gás, como refrigerantes, e bebidas alcóolicas, pois promovem a desidratação.
Preste muita atenção aos sinais da desidratação, pois o corpo não consegue funcionar bem sem este líquido precioso!