Caminhar é atividade física mais democrática que existe. Desde que não haja alguma restrição, qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer uma caminhada, mas para aproveitar tudo de bom que essa atividade física oferece é muito importante seguir algumas orientações, principalmente se você está começando.
Exame Médico
Para iniciar a prática de qualquer atividade física, recomenda-se estar com seus exames médicos em dia. Caso contrário vale começar mesmo sem seus exames, porém sem exageros, ou seja, mantenha um ritmo que você consiga conversar durante a caminhada.
Não sai por aí comprando tudo de uma vez: Procure caminhar, sentir as suas necessidades, pesquisar, conversar com seus colegas e os guias de caminhada. Cuide da empolgação, não saia por aí comprando seu enxoval completo. Pode começar caminhando com seu velho tênis e aquela roupa de academia enquanto vai conhecendo, escolhendo e comprando equipamentos de tecnologia. Aos poucos você vai adquirindo aquilo que lhe convém. O investimento em bons equipamentos é alto, mas vale a pena.
Hidrate-se
Tome bastante água durante a caminhada. Muita gente acaba deixando de se hidratar corretamente para não ir ao banheiro. Não fique com vergonha de parar no meio da caminhada e entrar no matinho para um pipi-stop. A desidratação pode atrapalhar a sua caminhada ou até mesmo depois dela, com tonturas, mal estar e até desmaios. Leia mais sobre nossas dicas de hidratação.
Sobre bebidas alcoólicas: Você já tentou fazer exercícios no dia seguinte a ter tomado a alguma bebida alcoólica? A sensação é de estar totalmente fora de forma, mesmo que você se exercite periodicamente. O álcool aumenta a pressão, faz a pessoa suar e perder líquido do corpo. O consumo do álcool diminui a produção de um hormônio antidiurético e, com isso, a pessoa urina mais, ou seja, o álcool desidrata o organismo. Por isso, além de não combinar álcool com o volante, evite tomar bebidas alcoólicas em véspera de um dia de caminhada! Agora, depois da caminhada se você não está dirigindo… Está liberado!
Primeira aquisição: seu calçado
Ele deve estar confortável nos seus pés. Isso significa que ele não pode estar justo e nem largo demais. Quando for comprar seu calçado para caminhada, leve em consideração as descidas, ocasião onde os pés são forçados para a frente. Considere também que, com o esforço, nossos pés tendem a inchar um pouco, levando o que está apertado a ficar arrochado. Não caia no erro de comprar seu calçado, seja bota, seja tênis, um número maior. Aliás, temos uma matéria especial com mais dicas sobre seu calçado e cuidados com os pés em nosso blog.
Impacto ao pisar: Existem diferenças entre caminhar em asfalto, estrada rural e na esteira. A principal é em relação à resistência e ao impacto no solo (no aparelho, são menores). O correto é pisar primeiro com o calcanhar e depois com as pontas dos pés.
Alimentar-se corretamente
Antes de tudo, é importante lembrar que o jejum é perigoso mesmo em exercícios mais leves. Caminhar sem comer pode levar à hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e causar tontura, dor de cabeça e mal estar. Por isso cerca de 30 a 40 minutos antes do exercício, alimente-se especialmente de pão integral, iogurte desnatado sem açúcar e frutas com aveia, pois eles liberam o açúcar no sangue de forma gradativa garantindo energia por toda a caminhada. Se vai fazer uma caminhada mais pesada, que exige bastante esforço físico, recomendo ainda na noite anterior comer um bom prato de macarronada (sem acompanhamento de vinho – e já sabe o porquê).
Tenha sempre um kit de primeiros socorros e medicamentos
Ninguém está livre de uma situação de emergência e é fundamental estar minimamente preparado para ela. Todos os guias a Ana Wanke Turismo e Aventura tem um kit de primeiros socorros consigo para atendimento emergencial, mas de uma forma geral é importante que cada pessoa tenha seu próprio kit, especialmente no item medicamentos.
Aquecimento para a caminhada
Antes de começar, você está todo duro, difícil de alongar, então você deve primeiramente “acordar” seu corpo, fazendo 20 rotações de um lado e depois do outro nas principais articulações do seu corpo (tornozelo, joelhos, quadris, ombro e pescoço). Existe controvérsias sobre alongamentos antes da caminhada, mas ao final da caminhada o alongamento sugerido é suave e feito com tranquilidade, porque seu corpo está mais aquecido e você exagerar na amplitude e intensidade do seu alongamento e acabar se machucando.
Proteja-se do sol e insetos
Tenha sempre em sua mochila um protetor solar e um chapéu ou boné. É muito fácil ignorar o protetor solar quando não está ensolarado, mas de acordo com especialistas, mesmo quando o sol não parece estar brilhando, seus raios estão lá, trabalhando para danificar sua pele. Falando em pele, quando não está chovendo e se está na natureza, é muito comum encontrar pernilongos, muriçocas, entre outros insetos chatos que insistem em provar o nosso sangue. É claro que recomendamos que leve também seu repelente e um creme para acalmar a pele em caso de picada.
Esteja preparado para a chuva também
Além de proteger seu corpo, com capa de chuva e um calçado impermeável, lembre-se de colocar seus documentos e equipamentos eletrônicos em sacos estanques, sacolas plásticas ou outra coisa impermeável que os proteja em caso de chuva ou grande umidade. Muitas mochilas hoje tem uma capa acoplada. Confira se a sua tem uma dessas.
Vai precisar de uma pequena mochila
Nela você vai colocar tudo que vai precisar durante a caminhada, como seu protetor solar, repelente, capa de chuva, documentos, água, medicamentos, etc. Leia mais dicas sobre mochilas…
Não caminhe sozinho
Se você está num roteiro de caminhada como os promovidos pela Ana Wanke Turismo e Aventura, aproveite a oportunidade para fazer amigos. Não aconselhamos ninguém a fazer caminhadas em trilhas ou estradas rurais sozinho. Acidentes acontecem e se estiver acompanhado, o chamado por socorro é sempre mais fácil.
Seja precavido
Nunca se sabe se no meio da caminhada você vai pegar uma chuva, o calçado vai machucar seu pé ou vai suar muito, se sujar. Por isso nas caminhadas feitas com a Ana Wanke Turismo e Aventura sempre recomendamos que leve (e deixe no carro de apoio) uma muda de roupa e um calçado confortável. Nunca se sabe quando você vai precisar deles!
Nossas caminhadas sempre levam para lugares especiais, com um algo a mais. Temos roteiros de caminhadas rurais para iniciantes, que muito veterano adora fazer, porque a curtição vai muito além de apenas caminhar.
Está esperando o que? Venha conosco caminhar, melhorar sua saúde e qualidade de vida, além de fazer muitos amigos e conhecer lugares fantásticos em contato com a natureza.