“O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração”
O Pequeno Príncipe
Este artigo é a parte 5 de 7 da série: “O Pequeno Príncipe” – Pequenas frases que mudam vidas
Hoje gostaria de falar sobre algumas coisas que são difíceis de abordar, podem causar um incômodo interno muito grande porém, não falar sobre isso seria uma falta muito grande: A raiva, a decepção e o arrependimento.
Eles são sentimentos que causam amargura e uma decorrência de outros tão ruins quanto; sofrer calado pode ser muito perigoso. Portanto, peço que leia com atenção e permita que essas palavras lhe digam algo.
É possível que alguém tenha conseguido te ferir tão profundamente que não se possa nomear exatamente o que você sente agora; ou talvez você não acredite que sentimentos como o amor ou confiança não possam ser sentidos novamente. Talvez você se sinta chateado e achando que lindas e amorosas histórias não existam mais. Pode não querer relacionamentos superficiais ou, ao contrário, possa não gostar de relacionamentos intensos e profundos. Eventualmente medos e traumas podem ser a raiz disso tudo; – mas vou contar um segredo: Todo relacionamento intenso e profundo começa com um superficial – é assim que as coisas funcionam. Claro, você pode até se dar mal algumas vezes, não ser correspondido, as pessoas estarem em tempos diferentes ou as coisas não saírem como você planejou. Mas como não correr o risco de apaixonar-se? E digo apaixonar-se pelas pessoas das quais estão a sua volta. Não estou falando de relacionamentos com conotação puramente sexual. Mas apaixonar-se pelo que o outro é, em essência, compreende?
Você pode até chamar de complexas e confusas as relações que são difíceis de entender, justamente por não compreender como elas possam ser tão simples assim. Ou talvez as pessoas ou os relacionamentos não são exatamente como você tentou se convencer; e nem por isso elas são ruins ou os relacionamentos que decorram disso não darão certo. Só serão diferentes. E é bom quando se compreende e se aceita isso; pois essa é a beleza da contraposição.
Às vezes, buscar respostas para essas complexidades possam revelar mais questões a se resolver.
E isso realmente pode ser um pouco confuso e você pode se sentir desnorteado em sua jornada. Apenas deixar-se levar pela simpleza e singularidade dos encontros e desencontros pode ser uma boa solução para isso.
Mas se sua escolha, ainda sim, for a de buscar respostas (e geralmente queremos aquelas já prontas e específicas na nossa cabeça), possivelmente um turbilhão de sentimentos deixe as coisas um pouco anuviadas ou façam algumas lágrimas rolarem. Ou, num modo protetivo, faça você endurecer o seu coração e deixem alguns relacionamentos insustentáveis; pelo menos por algum tempo.
Às vezes usamos palavras duras, depressivas, amarguradas, cheias de raiva e carregadas de sentimentos nocivos, não para ferir o outro, mas sim para martirizarmos à nós mesmos. Quiçá creiamos que não somos merecedores de sentir amor ou confiança e acabamos nos boicotando. Nutrimos com isso a decepção e o arrependimento por não cumprir algumas “promessas bobas” de não sentir mais carinho ou amor por alguém, por exemplo. E isso é mais comum do que imaginamos. Por algum motivo, até inconscientemente, acreditamos que isso é o certo. Passamos a não acreditar mais nas pessoas e no que elas nos dizem e tentamos complicar o descomplicado. Certamente, ao final, haverá um arrependimento que não justificará a nossa “certeza”; (frases do tipo: “Eu tinha certeza” ou “Eu não me engano” lhe soam familiar?). Pois então, como disse ali em cima, nem sempre os relacionamentos são da forma como enxergamos; geralmente vemos ou ouvimos aquilo que nos programamos para ver ou ouvir. Isso faz parte daquele boicote mencionado há pouco. Faz parte da grande cíclica da idiossincrasia.
Então, sentindo-se decepcionado, pode ser que você se magoe ou acabe magoando alguém que lhe é especial. E é possível que aconteça um afastamento momentâneo. Mas acredite, o afastamento é um ato de amor entre os que se gostam. É o tempo necessário para que a poeira baixe e você consiga ver as coisas com mais clareza, longe de pensamentos confusos e de dor.
Talvez você possa curar suas feridas abertas; aquelas mesmas feridas que escondemos através dos medos, da raiva, do ímpeto, do arrependimento e da indiferença.
Talvez, se você se permitir e acreditar verdadeiramente que é possível, um dia essas feridas se curem.
E enfim, verdadeiramente, você se sinta em paz.
Você irá perceber sentimentos bons surgirem. – O essencial é invisível aos olhos, e só se pode ver com o coração.
Então, quando esses sentimentos brotarem e inflarem tanto que não couberem mais em seu peito, deixe-os fluir. Distribua-os e permita-se sentir isso também – é uma experiência incrível. E faça brotar sorrisos de quem você conseguiu, através dos seus sentimentos, tocar também.
Há muito tempo atrás escrevi essa próxima frase, mas hoje ela faz muito mais sentido e acredito que aqui ela tem um significado maior:
“O tempo muda tudo: Acalenta a alma e cura os corações partidos”.
Esperamos estar por perto nesse momento de tantos sentimentos para um grande abraço apertado e um sorriso brotando nos lábios.
E aí está a quinta parte da série!
Ao escrever essa série – dividida em 7 partes – coloquei muito sentimento em cada linha, em cada pensamento, em cada frase escrita aqui. Tem muito do meu coração em todo esse raciocínio. Espero que essa coluna atinja o seu coração também. Que tal se permitir receber toda essa energia boa?
Então, convido você a dedicar um pouquinho do seu tempo para você mesmo, e tentarei exprimir como singelas frases de um livro infantil podem mudar a sua vida de uma forma incrível. Vamos viajar?
Leia também a primeira, a segunda, a terceira e a quarta parte: O Tempo – A Ponte – O Espinho – A Doação
» Baseado no livro “O Pequeno Príncipe” – Antoine de Saint- Exupéry – 1943
Que sábia reflexão Papael!!! Difícil, mas tão verdadeiro… Obrigada por mais um texto lindo escrito com esse seu lindo coração! Ajudou bastante, pode crer. Amei!
Muito muito muito obrigado, Luciana!!!!
Ficou muito contente que nossos textos toquem pessoas especiais.
Grande beijo
Vc é um ser humano ímpar,de uma percepção rara,com olhar atento,amoroso ede uma compaixão intensa pelo seu semelhante.Existe um texto bíblico,em Coríntios que me lembra seu ato de amor ao próximo.Parabens Papael! Belíssimo texto.Sabias palavras!!
Obrigado Lilian… Fico imensamente feliz de poder passar todo esse sentimento. Sou grato pelas belas palavras.
E se for falar de amor em Corintios… tem que ser o 13. 😉
Grande beijo
O tempo … Não gosto dele ,faz eu perder MT!
Vc é especial!
Rafael obrigada pela oportunidade de conhecê-lo!
Isto faz feliz hoje!! 🌊