Um dos ítens mais caros do enxoval de quem caminha é a bota. Se você tem ou quer adquirir uma bota de caminhada sabe o valor que um calçado de alta qualidade tem. O seu uso correto, a limpeza e a conservação vai ajudar muito na sua durabilidade.
A primeira coisa a fazer é amaciá-la.
Comece a usá-la em caminhadas mais curtas e vá aumentando as distâncias até se sentir seguro que elas estão prontas para uma grande caminhada sem fazer bolhas ou machucar seu pé. Lembre-se que seu pé é o principal instrumento para uma caminhada.
Examine o estado.
Antes de pegar a trilha, dê uma boa olhada na sua bota para ver se ela está em perfeitas condições. Verifique se não há fissuras. Examine as solas, os cadarços e os passadores. Isso pode lhe poupar um grande problema na trilha, onde você não terá muito como remediar o problema.
Conserve após a caminhada.
Quando voltar da trilha, não perca tempo limpando sua bota em demasia. Isto não quer dizer que você deve negligenciar sua limpeza. Aqui vão algumas dicas para garantir a durabilidade da sua bota:
- Para a limpeza externa da sua bota, utilize um pano úmido (sem produtos químicos) e, dependendo da quantidade de sujeira e lama, use uma escova de cerdas macias. Com isto, evita-se desgastar o tecido com materiais mais abrasivos.
- Nunca coloque de molho a bota em si ou tente lavá-la em máquinas de lavar.
- Tenha cuidado especial com botas com sistema Gore-Tex (uma membrana de teflon expandido que permite a transpiração da pele e que, ao mesmo tempo, garante sua impermeabilidade externa). Nesses casos, use somente os produtos recomendados pelo fabricante da sua bota.
- Se suas botas estiverem molhadas por dentro, para ajudar a diminuir a umidade, coloque jornal na parte interna por algumas horas antes de deixá-la terminar de secar ao natural. A secagem adequada da bota é de extrema importância, pois evita odores indesejáveis ou aparecimento de mofo durante o período de armazenamento.
- Nunca coloque sua bota para secar no sol. A tecnologia por trás dos tecidos e solados que ajudam no seu conforto e segurança podem sofrer alterações e perder parte das propriedades, como no caso da impereabilização, por exemplo. Seca-las atrás da geladeira ou próximo de uma fonte de calor é um ato desesperado, que pode reduzir a vida útil da sua tão amada bota. A melhor forma de secar sua bota é deixá-la secar a sombra.
- O processo completo de limpeza das botas envolve ainda a retirada da palmilha e do cadarço, que devem ser lavados em água com sabão neutro. Deixe-os em local arejado por um tempo suficiente para garantir sua secagem completa.
Vou te contar uma coisa chata! Se você costuma pegar muita chuva, que não é incomum nas nossas montanhas, lembre-se que membranas impermeáveis tem tempo de duração, com o tempo vão perdendo a eficácia.
Botas de caminhada foram feitas para caminhar! Tudo que não é usado estraga. Botas com solado de EVA que ficam guardadas por muito tempo costumam esfarelar, portanto use sempre, não vale a pena deixar guardada.
Então, deu vontade de caminhar? Temos ótimos roteiros para você usar a sua bota!