Se você, assim como eu, gosta de estar na natureza, já teve a oportunidade de literalmente “lavar a alma”. Segundo a terapeuta Anna Sharp “Temos um campo eletromagnético, que vai ficando cheio de impurezas. Nada como um banho de água de chuva ou de cachoeira para limpá-lo”. Então da próxima vez que tiver oportunidade, aproveite esse momento em sua plenitude!
- Banho de Cachoeira: É um dos mais energizantes de todos os tipos de banho. A água que nasce nas montanhas e desce contornando as pedras oferece todo esse vigor a quem tem o privilégio de se banhar nela. Vale até dar uns gritos quando a gente entra em baixo de uma cachoeira: a falta de ânimo e o cansaço excessivo somem imediatamente! A beleza também agradece, pois a água da cachoeira tem efeito tonificante sobre a pele e cabelos.
- Banho de rio: A água doce e a vegetação ribeirinha completam um cenário tranquilo, que devolve a paz interior. Algumas vezes precisa-se de coragem para encarar a água fria, mas seu efeito é maravilhoso!
- Banho de mar: Se a praia não for deserta, tente chegar cedo, quando não há muito movimento e nem barulho de pessoas. O som das ondas e da espuma na arrebentação serve de antídoto contra qualquer vestígio de estresse. Aproveite para amenizar a celulite e relaxar, com a massagem natural realizada pelas ondas.
- Banho de chuva: Mesmo quando a chuva nos pega de surpresa na trilha, é possível tirar proveito. Um banho de chuva também pode resgatar um lado infantil essencial, um verdadeiro resgate da sua criança interior. Não deixe que seu lado “adulto” lhe censure. Então se chover, deixa molhar! Aproveite a oportunidade de estar em meio a natureza para tomar esse banho, pois nas grandes cidades a poluição tira um pouco do charme que esse tipo de banho pode conter.
Mas se você não gosta de banhos frios, aposto que já percebeu que basta uma pequena caminhada em meio à natureza para sentir uma sensação de bem estar, ao ponto de ter a impressão de melhorar até mesmo nossa saúde. Estudos comprovam que não se trata de mera impressão: o contato com a natureza de fato faz bem à saúde.
- Banho de Floresta: Não é por acaso que no Japão foi desenvolvido o shinrin-yoku, um “banho de floresta” que pode nos trazer benefícios físicos e mentais. O banho de floresta pode ser praticado de diversas maneiras, sempre, no entanto, rodeado pela natureza e entrando em contato com o estado que a floresta nos traz. Pode-se simplesmente caminhar sem rumo ou pressa, se sentar e observar as nuances e detalhes das plantas e árvores de forma geral (respirando profundamente o bom ar limpo que a floresta oferece), tudo em um certo tom de meditação. Tocar as plantas, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas – tudo isso faz parte do banho.
E então, está esperando o que para tomar um banho na natureza, seja ele seco ou molhado, e “lavar a alma”?