Para quem gosta de uma aventura outdoor, nada melhor que um acampamento para curtir tudo que a natureza tem a oferecer. Mas para ter uma noite confortável, você precisa de um saco de dormir adequado e fazer bom uso dele.
Para começar, não existe um saco de dormir que vá servir para todas as situações. Então antes de você escolher o seu, é preciso saber em que situação você quer usá-lo. Uma boa dica é sempre pensar na pior condição climática que você pode experimentar. Lembre-se de que é mais difícil se manter quente num saco de dormir não apropriado para temperaturas baixas do que o contrário. Você sempre pode abri-lo se estiver sentindo calor e refrescar-se.
Para ajudar você a escolher o seu, vamos destacar três características principais: formato, forramento e temperatura de conforto.
Formato
Basicamente, existem dois formatos: Retangular e Sarcófago
- Retangular: Em geral possui baixa compressibilidade e são pouco eficientes. Por isso são mais usados onde não existe necessidade de nada muito técnico.
- Sarcófago: Este tipo de saco é mais largo nos ombros e mais estreito nos pés, acompanha o formato do contorno do corpo, não sobra muito espaço livre, ou seja, são mais eficientes. No entanto, se você tem certa tendência à claustrofobia ou é do tipo que gosta de se mexer muito dentro do seu saco de dormir, o formato sarcófago pode se tornar muito restritivo a você.
Forramento
O enchimento do saco de dormir pode ser de fibra sintética ou natural. O ar é o maior isolante que temos e a capacidade das fibras do enchimento armazenar ar é o que vai torná-lo mais ou menos quente.
- Fibra sintética: Sacos de dormir de material sintético costumam ser mais pesados e volumosos mas tem a vantagem de serem mais baratos e reterem calor mesmo depois de ter sido molhado. Em geral os sacos retangulares tem fibra sintética.
- Fibra Natural: Sacos de dormir com este material (em geral pluma de ganso) podem te manter bem aquecido mesmo pesando menos e sendo menos volumosos. Mas se você por acaso molhar seu saco de dormir de pena de ganso esteja certo de que ele não irá secar tão cedo.
Quando for examinar o saco de dormir para comprá-lo, verifique como o enchimento é distribuído por todo o saco. Sacuda o saco de dormir para ter certeza de que o enchimento continuará no lugar. Se as camadas de enchimento forem insuficientes elas podem “andar” pelo saco comprometendo sua integridade e habilidade de deixá-lo quente e confortável.
Temperatura de conforto
Sobre a temperatura que seu saco de dormir pode suportar, a maioria dos fabricantes usa as seguintes faixas de temperatura: temperatura de conforto, temperatura limite e temperatura de extremo.
- Temperatura de conforto: é a temperatura que permite a uma mulher normal passar uma noite completa de sono em uma posição relaxada. É esta a temperatura que você deve observar ao comprar o seu saco de dormir.
- Temperatura Limite: Temperatura exterior mais baixa que uma homem normal suporta confortavelmente. Conhecido também como Temperatura de Transição.
- Temperatura extrema: é a temperatura mínima na qual o saco de dormir protege uma mulher normal da hipotermia, permitindo ter 6 horas de sono incômodo (com forte sensação de frio) sem que a temperatura interna do corpo desça a níveis perigosos. Não deve-se escolher um saco de dormir baseando-se na temperatura extrema.
Na Europa, existe a norma EN 13537, de 2002, que estabelece os padrões e a metodologia para unificar a determinação de valores para as temperaturas de conforto térmico em sacos de dormir e é a base de referência que os fabricantes, devem seguir e aplicar em seus produtos. Por curiosidade, nesta norma um “homem normal” tem 25 anos de idade, altura de 1,73m e peso de 73 kg. Uma “mulher normal” teria 25 anos, altura de 1,60 m e peso de 60 kg.
Cuidados extras
O saco de dormir apenas retém o calor produzido pelo corpo, não gera calor. Então, além do cuidado na sua escolha, é preciso tomar alguns cuidados extras:
- Ao transportar seu saco de dormir, certifique-se que ele, de forma alguma, vai molhar ou ficar úmido. Mantenha o saco sempre dentro de uma embalagem à prova d’água. Também é uma boa ideia não consumir bebidas perto dele: não dê sorte ao azar! Molhado ele, ao invés de reter calor, pode ajudar a perdê-lo.
- Fazer uso de um isolante térmico para ficar entre o saco de dormir e o chão é fundamental! Mesmo o melhor enchimento de saco de dormir não vai evitar que você perca calor para o chão. Ao entrar em contato com uma superfície mais fria, nosso corpo começa perder calor, buscando o equilíbrio térmico.
- Uma boa refeição e uma bebida quente antes de dormir vai ajudar o corpo a produzir mais calor. Quanto mais quente a comida, mais aquecido você vai ficar. Se você for dormir com o corpo frio vai ser mais difícil aquecer o saco de dormir.
- O mesmo cuidado que se tem em manter o seu saco de dormir seco, deve se ter na roupa que você vai dormir. Nunca durma com suas roupas molhadas, pois a perda de calor é muito maior do que com roupas secas.
- Se estiver muito frio, durma de gorro, mesmo que seu saco de dormir tenha capuz. O cabelo vai ficar todo bagunçado com certeza, mas você vai ficar bem mais quentinho. Aproximadamente 30% do calor é perdido pela cabeça.
- Se você é do tipo de pessoa que já sente frio dormindo em casa, você provavelmente terá as mesmas dificuldades quando estiver acampando. Uma rápida andada pelo camping ou fazer algum alongamento podem ajudar a aumentar o calor de seu corpo.
- Caso a temperatura de conforto do seu saco de dormir não for suficiente para uma determinada situação, existe uma espécie de “lençol” interno para sacos de dormir, chamado “Liner”. Os Liners têm basicamente 2 funções: aumentar a temperatura do saco de dormir (ou seja, aumentar o isolamento térmico, para que o mesmo possa suportar temperaturas mais baixas) e proteger o saco de dormir (depois de um dia de caminhada, você não vai estar muito limpo). Se você usa um liner por dentro, você suja o liner. Lavar um saco de dormir é algo complexo. Mas, um liner é muito mais fácil!
Depois de usá-lo, deixe-o tomar ar e sol para respirar um pouco e sair o cheiro ruim. Provavelmente isto bastará para que não precise lavá-lo tão cedo.
Outro detalhe muito importante para que seu saco de dormir tenha uma vida longa é o cuidado na hora de guardá-lo. Tente colocar o saco o mais aleatoriamente possível na sua embalagem, pois dobrar sempre no mesmo lugar pode fazer com que o enchimento fique desigual e ele perca sua eficiência.
Comprar um saco de dormir de qualidade duvidosa pode até servir para um uso momentâneo, mas um bom saco de dormir é um investimento e seu custo é alto. Afinal, qual o valor de uma boa noite de sono no meio da natureza?