Peço licença para falar de algo bem diferente de caminhadas, natureza e assuntos afins: Scammers.
Quem nunca entrou num aplicativo de relacionamento? Então… eu gostaria de compartilhar com vocês um alerta. Hoje existem especialistas em criar perfis falsos para enganar mulheres em sites de relacionamento para dar o “golpe do namoro virtual”, onde o golpista virtual (scammer) ganha a confiança da vítima até o ponto de pedir dinheiro para ela. Este é um tipo de golpe que está ficando muito mais comum do que se possa imaginar!
Calma! Não caí nesse golpe, mas já conversei com perfis falsos. Foi comentando sobre a aproximação de um scammer com algumas amigas que percebi o quanto esse tipo de abordagem é comum e que eu poderia ajudar de alguma forma a alertar mais mulheres para não caírem nesse golpe.
Esses criminosos criam histórias mirabolantes para envolver as mulheres que têm preferencialmente mais de quarenta anos, com certa estabilidade financeira e que demonstram nos perfis e em seus diálogos online que estão à procura de um relacionamento sério.
Quer saber como identificar que era se tratava de um scammer?
- Aproximação muito rápida;
- Estrangeiro, boa pinta, com poucos amigos e não gosta de sair;
- Não tem Facebook ou maiores referências pessoais;
- Suas fotos são sempre muito bem feitas, tipo modelo mesmo;
- Tem uma história triste de separação da ex-mulher ou viuvez;
- Tem disponibilidade de morar fora do país dele imediatamente por amor;
- É extremamente educado e compreensivo;
- Está prestes a ganhar muito dinheiro ou fazer um excelente negócio.
Não estou dizendo que você deva deixar de transitar, paquerar ou namorar pelos aplicativos de relacionamento, só recomendo que tome alguns cuidados porque estamos falando de bandidos estelionatários internacionais. Evite ter um scammer para chamar de “seu”!
Aqui vão algumas dicas para não cair nesse golpe:
Perfil Falso: Eles também atuam nas redes sociais, como o Facebook e até o LinkedIn. Caso receba algum pedido de amizade de um desconhecido, mesmo que tenha algum amigo comum, olhe antes o perfil. Geralmente têm poucos amigos e as mulheres de suas galerias são mais velhas e de várias nacionalidades. Fotos, currículos, e-mails e nomes são falsos.
Dramas: Eles se apresentam como viúvos solitários, maridos traídos, com histórias tristes de vida. Perderam os pais na infância, a esposa em um acidente, ou vítima de câncer, têm filhos pequenos e sonham com uma nova família. Não acredite nesses enredos.
Aplicativos: Assim que começam a conversar, pedem que você deixe imediatamente o site, solicitando o e-mail ou qualquer outro tipo de aplicativo, como o whatsapp, hangout e skype. Dificilmente, mostram o rosto na webcam. E, se o fazem, é tudo muito rápido. A conexão cai. Ou então desaparecem por algumas horas ou dias. É que eles conversam com muitas ao mesmo tempo.
Informações: Evite falar sobre sua vida pessoal, profissão, projetos e sobre o desejo (mesmo que o tenha) de encontrar um novo amor. Eles são grandes farejadores de carências. Desconfie, caso se apaixonem imediatamente. Não existe amor à primeira vista na internet.
Fotos Bonitas: Eles costumam repetir as fotos, pois estão conversando com várias mulheres. Clique em cima da foto e procure no google fotos semelhantes. Procure também as fotos disponíveis com palavra “Scammer”. Veja se não encontra a pessoa nessa “classe” de ladrões.
Romance Relâmpago: Os scammers levam em média de 20 dias para pedir dinheiro, sempre em dólar, é claro! Primeiro, se certificam de que a mulher está envolvida e nem desconfia de suas reais intenções. Esse pedido, que começa de forma sutil, costuma acontecer quando ele diz que está prestes a vir ao Brasil para te conhecer, mas teve uma emergência e você precisa ajudá-lo, depositando dinheiro em determinada conta. Caia fora imediatamente.
Denuncie: Antes de deletar o namorado virtual, denuncie o perfil falso dele aos sites, às mídias sociais e até mesmo à polícia, caso venha a ser lesada. E compartilhe com seus, porque eles estão agindo há muito tempo, já fizeram inúmeras vítimas e são incansáveis.
E compartilhe com seus, porque eles estão agindo…
Tem um cara que se diz ator Fabrizzio B, faz vídeos e tem perfil em sites de relacionamento com nomes diversos mas este é o principal tem perfil no face e insta, dá esse golpe se fazendo de ator e esposa de psicóloga. Estelionatários
Esse Fabrício já tentou me dar golpe em sites de relacionamento, pedindo dinheiro para investir em um grande negócio e o ajudar, com a promessa de que irá retribuir pois irá receber uma grana pesada. Mesmo golpe descrito na matéria acima.
Policia federal esta atras de voce ja!! Nao adianta colocar outros nomes ! Cadeia para voce que acha que internet é terra sem lei.