A vivência fotográfica é um roteiro pensado para quem gosta de viagens, experiências diferenciadas de vida, natureza, fazer novos amigos e de fotografar. Elas são fruto da minha experiência organizando e participando de expedições, fotografando para reportagens de revistas, livros, a mais de 30 anos. Em paralelo ao meu trabalho como fotógrafo ministro cursos de fotografia em vários locais do Brasil com aulas teóricas e sala de aula e práticas de dois a três dias em locais selecionados.
Há sete anos atrás surgiu uma demanda para organizar uma viagem fotográfica para um pequeno grupo, que chamei de vivência fotográfica. O nome foi dado pela proposta de uma imersão fotográfica de uma semana sem sala de aula e num roteiro em viagem.
Adorei a experiência e satisfação do grupo foi acima do esperado. A partir daí comecei a fazer mais vivências fotográficas para locais variados no Brasil e no exterior. Me surpreendeu a amizade que se forma em cada grupo e o interesse de alguns em participar de outras vivências fotográficas comigo em locais diferentes.
Senti que uma das motivações é o grupo estar focado na fotografia, diferentemente de viagens com família, amigos ou mesmo grupos de turismo que não tem paciência de esperar alguém fotografando uma flor ou aguardar por uma luz melhor para uma determinada fotografia. Esta liberdade associada à orientação que faço, acredito que seja o ponto forte da vivência fotográfica.
Cada vez mais planejo para que os roteiros sejam preparados para estarmos na melhor luz nos melhores locais, num ritmo bastante intenso. Estas vivências se diferenciam de outras viagens principalmente pela maneira com que é planejado, com transporte exclusivo que nos leva onde queremos nos horário que planejamos tudo para conseguirmos as melhores experiências, que mesmo em locais turísticos chegamos ainda vazio e saímos quando começam a chegar os turistas, proporcionando chances únicas de fotografia e contemplação.
Os grupos são pequenos para que eu possa dar atenção personalizada para todos. Nestes roteiros temos experiências culturais, pessoais e para quem é aficionado por fotografia planejo vários desafios fotográficos orientados por mim. Fico o tempo todo dando a orientação fotográfica e fazendo exercícios para aprimorar a técnica e visão de cada um. Isso em locais de beleza ímpar!!
Fotografando o Nepal
O Nepal tem todas as características ideais para uma vivência fotográfica: tem tradições ancestrais, ritos religiosos e crenças de todo tipo favorecem o ambiente mágico, uma verdadeira escola a céu aberto.
Sonhando com esse roteiro, surgiu a parceria com a Ana Wanke, que tem uma experiência de caminhadas com grupos em vários locais do mundo, inclusive no Nepal, já há muitos anos. Desenvolvemos este roteiro com a experiência acumulada de nós dois, agregando mais qualidade a este roteiro único que faremos de 13 a 22 de outubro de 2018.
Teremos a chance de fazer fotos de paisagem com montanhas nevadas, detalhes, uso de flash dedicado, fotografia de pessoas, uso de filtros especiais, e entre outras técnicas. Desfrutaremos de paisagens deslumbrantes e uma cultura muito diferentes da nossa com os interesses voltados para fotografia.
Mesmo tendo o foco em fotografia, os participantes dessa vivência não precisam necessariamente de grandes equipamentos. Nas vivencias que organizo alguns participam com câmeras compactas que já estão acostumados e apreciam o ritmo mais contemplativo. Para quem é aficionado por fotografia é um prato cheio, onde podem testar suas câmeras no limite da tecnologia fazendo fotos de estrelas, pessoas e até detalhes em macro fotografia. A troca de experiências entre os participantes e sugestão de equipamentos para determinado tipo de fotografia é uma marca registrada destes tipo de roteiro.
Antes de cada viagem faremos uma reunião com os participantes para que se conheçam previamente e onde comentarei sobre equipamentos fotográficos recomendados e a Ana Wanke falará das peculiaridades do roteiro. Após o retorno, faremos um novo encontro para confraternizar e ver fotos selecionadas de todos.
Mais informações
E aí, ficou interessado? Fica o convite para conferir os detalhes do roteiro.
Além disso, faremos uma palestra sobre a VIVÊNCIA FOTOGRÁFICA no NEPAL onde poderá tirar suas dúvidas e conhecer a fundo nossa proposta:
DATA: 30 de janeiro
HORA: 19h30
LOCAL: Espaço de Eventos da Território -Rua Vicente Machado, 2855
Você também poderá tirar suas dúvidas comigo aqui nos comentários e com a Ana Wanke, responsável pelas reservas e toda a logística deste roteiro.