Ecoturismo parece autoexplicativo: ecologia + turismo = ecoturismo. Mas esta modalidade de viagens não é simplesmente passear junto a natureza. Você tinha ideia que um roteiro urbano também pode ser considerado ecoturismo?
Ecoturismo, ou turismo sustentável, é definido pela forma que viajamos. É mais uma atitude do que um lugar propriamente. De forma resumida, para se tornar um eco-turista basta decidir adotar a prática de respeito a natureza e à cultura dos lugares visitados.
Existe uma definição do Ministério do Turismo para o que caracteriza essa modalidade: “Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”
O mais interessante é que faz parte da iniciativa do conservacionismo ambiental que se dedica a compreender as necessidades das comunidades locais para melhorar a sua qualidade de vida. Nosso roteiro na Provence busca a integração na comunidade local vivendo como um francês por alguns dias. Outro aspecto é aprender sobre a história das cidades e a preservação dos seus marcos históricos como em nosso roteiro Curitiba Histórica.
Princípios do Ecoturismo
Os princípios do ecoturismo definidos pela Sociedade Internacional de Ecoturismo são:
- Evitar impacto negativo que possa danificar ou destruir as características naturais ou culturais dos ambientes visitados.
- Educar o viajante sobre a importância da conservação do meio ambiente e da cultura.
- Incentivar a alocação de recursos dedicados a conservação de áreas naturais e o manejo de áreas protegidas.
- Levar benefícios econômicos para as comunidades locais dirigindo prosperidade econômica às pessoas nativas ou que vivem próximas das áreas protegidas.
- Reforçar a necessidade do planejamento e crescimento sustentável da indústria do turismo garantindo que seu desenvolvimento não ultrapasse a “capacidade” social e ambiental do local
- Procurar fazer com que a receitas sejam dirigidas a economia local pelo reforço no uso de produtos e serviços locais.
O conceito mais importante é o “turismo responsável” que ao visitar áreas naturais devemos procurar conservar o ambiente, dar sustento às comunidades locais e aprender sobre o contexto biológico, econômico, cultural. A educação faz parte do processo e inclui tanto a equipe de apoio quanto os viajantes.
Importância do Ecoturismo
Ecoturismo é de grande valor para as pessoas e para a Terra
Ao se tornar um eco-turista você pode ter certeza que você estará ajudando as pessoas que entram em contato com você a viverem com mais qualidade e realização. Comunidades locais, especialmente aquelas que não tem acesso a empregos na área industrial, se beneficiam imensamente de visitantes que respeitam suas terras e trazem recursos monetários para a região.
Turismo sustentável é um processo de aprendizado para todos os envolvidos
Quanto mais sabemos sobre o lugar que visitamos mais admiração desenvolvemos e isso nos inspira a protegê-lo. Nossos guias e o staff local são treinados de maneira ainda mais aprofundada para poder compartilhar seu conhecimento com você. Ao explorar novos lugares com um espírito de curiosidade e bondade, aprendemos as histórias das pessoas que nos dá uma perspectiva privilegiada. Como a história da D. Rosa em nosso roteiro da Travessia de Superagui.
Infelizmente, turistas são vistos como visitantes rudes e inconvenientes aos residentes locais por causa do movimento, tráfego, exigências não razoáveis e a incapacidade de compreender e respeitar costumes locais. Mas ao conhecermos as pessoas enquanto viajamos de forma sustentável, conseguimos uma compreensão mútua onde aprendemos sobre uns aos outros sem perturbar o dia a dia e sem desrespeitar os valores locais. Isso cria um sentimento de união e sensibilidade cultural.
Promove estabilidade econômica
Atrações turísticas comerciais muitas vezes se estabelecem em lugares remotos, mas não contribuem necessariamente para a economia local. Muitas vezes o dinheiro não fica na região e funcionários não são contratados no local. Se você decidiu se tornar um eco-turista, investigue as práticas e valores desses empreendimentos para se certificar de suas práticas. Por outro lado, quando visitamos negócios locais, compramos aquele doce de banana regional ou ficamos hospedados na pousada da D. Rosa, levamos condições de sustento e melhoria de qualidade de vida para estas pessoas.
Nos tornamos mais sensíveis
Ao nos tornarmos eco-turistas passamos a nos preocupar com o impacto da nossa presença e a promover e dar suporte aos empreendimentos eco-sustentáveis.
Reduz nossa pegada de carbono
Um aspecto importante de viajar é o transporte. Alugar um carro, pegar um avião ou trem é inevitável, mas nos propormos a caminhar para conhecer os lugares é um grande passo para reduzir nossa pegada. Usar transporte coletivo ou compartilhar uma van para ir em algum lugar também!
Animais sofrem quando não viajamos de forma sustentável
As taxas que pagamos quando visitamos Reservas servem para dar suporte na preservação. Muitas vezes o dinheiro é usado par preservar espécies em seus habitats naturais. Nossa visita a RPPN Mata do Uru é um exemplo deste tipo de preservação pela SPVS e pelo Grupo Positivo
Nunca foi tão fácil viajar de forma sustentável
Essa é uma das modalidades de turismo que mais vem crescendo nos últimos tempos. Existem inúmeras alternativas! O ecoturismo é uma forma poderosa de preservar o meio ambiente. Você encontrará todo tipo de atividade, como reabilitação de um rio ou praia ou alternativas emocionantes para o viajante sozinho ou seguras para toda a família. Com os avanços da tecnologia este tipo de viajem pode ser através de uma agência como a nossa ou você mesmo pode planejar sua próxima aventura.
Benefícios do Ecoturismo
- Ao viajar você não só aprende sobre os costumes locais e tem a oportunidade de ensinar sobre o seu estilo de vida, mas é também uma excelente forma de autoconhecimento. Obtemos uma visão de mundo completamente diferente e somos desafiados a abrir nossa mente a novas maneiras de encarar a vida.
- Temos a oportunidade de apreciar novos estilos de música e formas de vestir. Assistir um show de rua, dançar com as pessoas e trocar histórias. Podemos passar o dia em trajes de banho ou ir à opera. Não importa onde formos as experiências serão únicas!
- A variedade de experiências não tem fim! Na terra ou sob a água, aventura não faltará.
- Aprendemos novas palavras, expressões e sotaques o que pode ser benéfico até para o dia a dia de trabalho.
- O contexto histórico pode fazer com que tenhamos a sensação de viajar no tempo. Fazer um city tour e olhar o nosso entorno de outra forma. Ver nossa própria cidade com outros olhos.
- Souvenirs e artesanato que colocamos em nossas prateleiras nos transportam para lugares remotos até mesmo nos dias mais cinzentos. Fotos evocam memórias e adquirindo o artesanato local você mostra ao povo do reigão que você respeita e valoriza sua arte.
- E finalmente, o impossível não é mais tão impossível. O sentimento de realização ao conhecermos um novo lugar quando finalmente chegamos naquele destino de sonho provamos para nós mesmos que o impossível pode ser alcançado e conseguimos realizar nossos sonhos mais loucos!!
Ficou inspirado para se tornar um eco-turista? Que tal conferir alguns roteiros… 😉