Já sabemos que o plástico vem causando danos incalculáveis ao nosso meio ambiente. Toda semana aparece uma nova imagem ou vídeo do mar de plástico no Oceano Pacífico ou algum animal machucado por causa de uma canudo ou sacola. Dependendo do tipo de plástico pode levar de 70 a 1000 anos para decompor! Não existe dúvida de que precisamos encontrar alternativas, mas não é fácil. A praticidade do plástico é inegável na conservação de alimentos e no transporte das nossas compras para casa.
Para ajudar o nosso meio ambiente precisamos viver sem plástico, e isso significa que precisamos evitar ou minimizar o seu uso. Precisamos pensar antes de comprar produtos e tentar encontrar formas de alternativas para conseguir substituí-lo. Aqui estão algumas idéias para ajudar nessa transição. Adote uma ou mais e já será um começo!
16 idéias para parar de usar plástico
- Pare de tomar água envazada em embalagens plásticas. Na maioria dos casos, o que você está tomando é água filtrada! Então prepare a sua própria água. Leia aqui algumas dicas para ajudar a fazer a transição.
- Pare de usar sacolas plásticas. Lembre de carregar uma sacola retornável na bolsa e sempre deixe várias no porta malas do carro!
- Se for comprar comida pronta em algum restaurante, pergunte se você pode levar sua própria embalagem retornável. Nem sempre os comerciantes são receptivos, mas às vezes deixam que você leve sua marmita. Se você tem um restaurante, pense em incentivar os clientes a levar suas próprias embalagens ou adote embalagens biodegradáveis.
- No escritório, adote uma caneca colorida para tomar água ou café, e é claro, em casa também. Pode parecer hippie ou radical, mas que tal adotar a política de não beber se o recipiente não for retornável?
- Quando for tomar sorvete, prefira a casquinha comestível ao invés da embalagem. Ao invés de ter um pote plástico grande de sorvete em casa, vá passear e tomar uma casquinha de vez em quando. Sua cintura também ficará mais feliz!
- Ao ir no mercado, evite comprar produtos em embalagens plásticas quando puder. Sempre que tiver uma alternativa de papel ou papelão é preferível. No caso de sucos e outras bebidas prefira comprar frutas e preparar vitaminas em casa.
- Na padaria prefira produtos frescos. Normalmente estes serão servidos em embalagens de papel e às vezes até sem embalagens. Se quiser comprar pão para um período mais longo, armazene-o em uma linda lata colorida ou numa sacola de pano.
- Devolva embalagens plásticas aos seus fornecedores. Várias empresas estão adotando a política de logística reversa. Por exemplo, um de nossos parceiros, a Farmácia de Manipulação Bula Verdde, tem nas lojas locais próprios para você devolver as embalagens de vidro e de plástico utilizadas. Quando compramos produtos de produtores locais, como geleias ou conservas, sempre podemos retornar os vidros para que possam ser esterilizados e reutilizados.
- Quando for passear na natureza leve consigo talheres e canudos retornáveis. Muitas vezes não percebemos que sem isso teremos de usar talheres de plástico. Isso vale também quando for promover uma festinha. Use talheres de verdade ou se não tiver alternativa, prefira talheres de madeira.
- Procure comprar produtos à granel ou por atacado. Assim você minimiza a quantidade de embalagens que está utilizando como no caso dos produtos de limpeza que inevitavelmente vem em embalagens plásticas.
- Observe os produtos em embalagens múltiplas (Granola por exemplo: porque o plástico e a caixa?) ou altamente processados. Estes produtos não só abusam do plástico como não são saudáveis.
- Tente substituir os utensílios plásticos utilizados na cozinha como por exemplo a embalagem do detergente. Que tal comprar uma linda saboneteira líquida decorativa e um refil de detergente por atacado? Existem formas de gelo de aço inox, potes de vidro, e utensílio de madeira ou bambu. Todas são alternativas lindas e práticas para a cozinha.
- Substitua objetos plásticos no banheiro também. Aqui também vale uma linda saboneteira e se quiser ir mais adiante procure escovas de cabelo de cerdas naturais e cabo de madeira. Existem até escovas de dente assim!
- Não use árvores de Natal artificiais. Por incrível que pareça, uma árvore natural é mais benéfica ao meio ambiente. Elas são criadas especialmente para a ocasião e podem virar composto para adubar o jardim depois da temporada.
- Na próxima vez que for jogar fora alguma roupa pense se não poderia reciclar ou doar. Existe uma prática que se chama upcycling que é transformar algo velho em algo melhor e criativo. Aquela camiseta de algodão pode virar uma caminha de cachorro ou suas toalhas velhas recortadas em tiras e trançadas podem virar um belo tapete para o banheiro. Ou quem sabe levar a peça de roupa numa costureira ou num alfaiate e dar uma modernizada no visual dela. Isso também vale para seus sapatos.
- Conserte quando as coisas quebrarem ao invés de comprar algo novo. Prolongar a vida útil dos objetos é um grande passo para reduzir o consumo de matérias primas. Será mais um passo em direção a viver uma vida livre de plástico.
O intuito desta lista não é ser radical. Não vou deixar de ser sua amiga se você não conseguir banir o plástico da sua vida. Eu mesma luto com o consumo do plástico no meu dia a dia. Meu objetivo é tentar pensar em maneiras alternativas para evitar o seu uso. Se eu planejar e pensar no assunto, na hora que eu precisar tomar uma decisão já terei uma solução viável e compatível com minha rotina.
Tenho certeza que você também já pensou neste assunto. Eu adoraria saber quais soluções encontrou. Você tem idéias para ampliar essa lista? Comente aí e vamos ajudar nossa comunidade ainda mais!!
Sinto-me super chique levando minha bolsa retornável (que também é chique) para fazer compras, seja na farmácia, no açougue, no mercado e ate naquela boutique que embrulha uma unica calcinha em uma folha gigante de papel de seda.
Que máximo, Angélica! Isso mesmo! A gente precisa mostrar que é chiquenosúrtimo a gente ser ecologicamente correto. E é tão fácil, né? A simples atitude de carregar na bolsa uma sacola retornável. Obrigada por nos contar! :*
Há muito tempo venho adotando práticas mais sustentáveis em casa e no trabalho, mas ainda encontro algumas barreiras.
Moro sozinha e resolvi não cozinhar, então compro comida pronta todos os dias, em lugares diferentes. Alguns restaurantes, permitem que eu leve minhas embalagens próprias mas outros, preocupados com a esterilização dos recipientes ou com as condições de conservação, repudiam essa prática, receosos de ter problemas com a contaminação depois de retirados do estabelecimento, o que é compreensível!
Obrigada por compartilhar sua experiência Lindomar!