Hoje em dia, é praticamente impossível comprar roupas destinadas ao uso outdoor e não se deparar com as frases “dispersam calor” ou “dispersam umidade”. Inúmeras marcas afirmam isso, então deve ser importante, né? O que querem dizer com isso?
Um tecido que dispersa a umidade tem duas funções: transportar (dispersar) rapidamente o suor para a camada externa do tecido e a outra é secar rapidamente para que o suor não sature o tecido. O resultado disso é que nos sentimos mais confortáveis, pois nosso corpo consegue regular a sua temperatura de maneira mais eficiente e o tecido que está em contato com a pele tem uma sensação seca e não pegajosa.
Como os tecidos funcionam
A dispersão da umidade depende da “ação capilar”, que é o movimento de um líquido (neste caso a transpiração) através de pequenos espaços no tecido devido as forças moleculares entre o líquido e as suas superfícies internas. Algumas marcas aprimoraram esse processo pela cuidadosa engenharia da estrutura dos fios na tecelagem, e pela aplicação de diversos tratamentos à superfície.
Não verdade é necessário nos preocuparmos com a ciência por trás do processo. E não precisamos nos preocupar também com as diversas afirmações sobre testes disso ou daquilo que medem a capacidade de dispersão, pois não existe um padrão para que possa ser feita uma comparação. Apenas devemos procurar pelas frases mágicas, “dispersão do calor” ou “dispersão da umidade” (em inglês, “moisture wicking”).
Quais tecidos dispersam umidade?
- Tecidos que dispersam a umidade são sintéticos: Quando a umidade é absorvida pelas fibras de um tecido natural ela é capturada e presa ao invés de ser transportada através do tecido. Quando um tecido demora pra secar, este é o sinal de péssima performance de dispersão. Tecidos sintéticos são hidrofóbicos, o que significa que resistem a penetração da água. Por isso verá polyester ou nylon classificados entre os tecidos de dispersão de umidade.
- A lã natural também dispersa umidade: A lã natural é um pouco diferente. Ela absorve uma pequena quantidade de líquido no cerne de suas fibras, mas também é capaz de dispersá-la pelos pequenos espaços em sua fibra. O resultado é que a superfície dos fios de lã costumam parecer secos ao toque.
- Algodão é o tecido “anti-disperor”: O exemplo clássico de um tecido que absorve umidade é o algodão, que fica completamente saturado com suor e depois demora muito tempo para secar. Logo de cara nos faz sentir com calor e grudentos e finalmente ficamos com frio e úmidos. É possível encontrar malhas de algodão que tenham sido especialmente tratados para se tornarem dispersores de umidade, mas a performance fica muito atrás dos tecidos sintéticos e da lã.
Porque escolher um tecido assim
Quando nos exercitamos, transpiramos. A medida que a transpiração evapora nosso corpo se resfria. Assim que a pele atingir uma temperatura adequada e confortável, o nosso corpo pára de suar. É um processo super eficiente, e um tecido que dispersa a umidade vai colaborar com este mecanismo.
Em geral, é desejável usar um tecido que dispersa a umidade em qualquer peça de roupa que esteja em contato com a pela, como uma ceroula ou a famosa camada de base ou também chamada de primeira camada. É desejável usar roupas com estes tecidos quando for praticar exercícios aeróbicos (exercícios que promovem a transpiração) atividades como trekking ou corrida.
Como cuidar destas suas roupas
As instruções de lavagem para a maioria dos tecidos que dispersam a umidade dirão para evitar todo tipo amaciantes. O motivo disso é que o amaciante deposita um resíduo ceroso que interfere com a estrutura e acabamento cuidadosamente construído do tecido. Quando você usa um amaciante você está trocando a performance de dispersão da umidade por um pouco de maciez.
Conheça alguns produtos:
Não importa qual a estação, é possível encontrar produtos adequados que oferecem o máximo de conforto e ainda protegem do sol. Veja as camisetas (verão) e produtos segunda pele (inverno) do nosso parceiro Território.