Eram pessoas de idades variadas, vindos de várias partes do Brasil e que em poucas horas de convívio já estavam em sintonia. Algumas com bem pouca experiência em caminhada, ansiosas em meter o pé no Caminho, enquanto outras já estavam caminhando há 620 km desde Saint Jean Piet du Port se juntaram a nós para completar o Caminho de Santiago, que foi o caso do Miike, Prego e Álvaro. Foi uma alegria só, do início ao fim!
Parece que foi ontem que essa turma percorreu 155 km do Cebreiro até Santiago de Compostela com a nossa equipe: Ana Wanke e Papael Kozechen. Depois d’eu ter feito tantas vezes o Caminho, participado de cursos na Universidade de Santiago de Compostela sobre o Caminho e a cultura Galega, ter orientado tantos peregrinos ao longo de mais de 10 anos, era a primeira turma que estava levando comercialmente para o Caminho! Foi especialíssimo para mim!
Já se passou um ano desde a nossa chegada a Santiago de Compostela naquele sábado (17/06/17); E foi justamente num sábado que sábado (16/06/2018) nos reunimos para celebrar este aniversário e relembrar os bons momentos que passamos juntos.
Isso é a magia do Caminho: Ele começa quando a gente decide fazê-lo mas não termina nunca!
Nesse encontro estavam presentes Angélica, Simone, Sandrinha, Schwab, Papael, Nina – que saiu de Salvador especialmente para nos encontrar, Ana Maria – que veio de Floripa nos ver. Miike e Álvaro também estavam conosco, faltando apenas o Prego para completar o trio, mas ligamos para ele e todos nós falamos com ele por telefone. A Carol também não pode estar presente, mas não ficou de fora. Mesmo estando em Minas Gerais, participou da festa pelo FaceTime,até tiramos selfies com ela. Faltou somente o Tino, querido companheiro de Caminho que não conseguimos contato.
Nesse encontro relembramos muitos momentos marcantes do nosso Caminho!
Como todo encontro de peregrinos tem vinho, cada um levou uma garrafa de vinho. E sempre que tem vinho a gente relembra com boas risadas a peça que o Prego “pregou” na nossa amiga Sandra no primeiro dia de caminhada. Almoçamos juntos em Triacastela, mas como o Prego entendia de vinho, ele que escolheu o vinho. Na conversa, depois que já haviam mais de 12 garrafas na mesa, ele (brincando) mencionou que o vinho era tão bom que cada garrafa custava 100 Euros. A Sandra, que é japonesa, arregalou os olhos, acreditou, suou frio, mas continuou tomando o vinho – que aliás achou excelente, afinal custava 100 Euros a garrafa – e guardou as rolhas de lembrança!! Até que veio a conta, para alívio dela e gargalhadas da turma. O valor das 12 garrafas juntas foi 100 Euros!!!!!!
Mas foi uma unanimidade que o dia mais marcante para todos foi o dia da chuva: 13 de junho de 2017. Este dia percorremos 22,5 km no trecho entre Sarria e Portomarin. Nesse dia passamos pelo marco “100”, isto é, faltavam 100 km para chegar a Santiago.
O dia mal tinha começado e já estava garoando. Como as credenciais de algumas pessoas estavam molhando, me prontifiquei a guardá-las com carinho em lugar seco e carimbá-las. Mal sabia eu que eu deixaria uma credencial dessas pelo caminho…
Grande parte desse dia de chuva a Angélica andou com dores no calcanhar, pensando que a tendinite não a deixaria seguir caminhando até Compostela. Ela não desistiu tão fácil! Numa parada para um café, trocou a bota pela papete e seguiu em frente! Caminhou os demais dias que restavam de papete mesmo, superando vários desafios. Leia o lindo relato do Caminho dela.
Outra que passou por momentos delicados foi a Nina, de Salvador, que tinha medo de trovoadas. Pense numa pessoa com asinhas nos pés, principalmente depois daquele barulhinho característico de trovão. Esse dia a Nina superou todos nós – e todos os seus medos, assumiu a dianteira e foi uma verdadeira “Papa Léguas”, o que nos rendeu muitas risadas depois.
Para a Carol, de Belo Horizonte, era um sonho de muitos anos para ela estar no Caminho e seus amigos e familiares fizeram uma surpresa, enviando várias cartas para ela ler ao longo do Caminho. Nesse dia acabou se distraindo lendo uma das cartas e ficou sozinha por bastante tempo no caminho. A chuva aumentou, então ela entrou num bar para pedir um café, quando viu o Schwab passando do lado de fora. Não pensou duas vezes, deixou a mulher do bar com o café na mão e saiu correndo, com sorriso no rosto, ao encontro do amigo peregrino!
Eu, a Simone e a Angélica fomos as últimas a chegar em Portomarin. Uma cidade que foi realocada devido a construção de uma barragem.Ela possui uma Igreja Fortaleza muito especial, a qual foi relocada bloco por bloco.
Cheguei na cidade e já sabia que estava sem a credencial do Schwab. Avisei o Papael, peguei o carro de apoio e voltei lá no Cebreiro sozinha, onde havíamos iniciado nosso caminho 3 dias antes. Comprei uma credencial e percorri todo o caminho carimbando a nova credencial em todos os lugares que havíamos passado. Foi muito louco passar por um casamento, um funeral, ser guiada por uma águia… mágico e emocionante! Até que no último lugar que parei encontrei a credencial perdida!
Já era quase hora da Igreja-Fortaleza de San Nicolas fechar em Portomarin. Papael me acompanhou para carimbar as credenciais. Ao chegar na Igreja, entramos emocionados por tudo que tinha acontecido. Havia uma mesa com uma pessoa carimbando as credenciais. Quando estendi a mão para entregar as 3 credenciais: a minha e as duas do Schwab (a nova e a antiga), o GPS falou: Você chegou ao seu destino! Me arrepiei!!!
Ainda nesse dia chuvoso, entramos no restaurante do hotel bem na hora do jantar e por iniciativa da turma, numa incrível sincronicidade, haviam taças e espumantes para um brinde. Na hora do brinde eu contei o que havia ocorrido com a credencial do Schwab. Ele se emocionou muito, aliás todos nos emocionamos e sabe o que aconteceu? Cada um do grupo, espontaneamente, foi abrindo seu coração e contando coisas importantes da sua vida que vieram à tona naqueles poucos dias no Caminho! Ali, não só eu, mas nós havíamos chegado ao nosso destino: chegamos a nossa essência!
Nessa hora tive a certeza que não importa a distância que se caminha no Caminho de Santiago, se seu coração está aberto tudo pode acontecer: As mensagens que você precisa receber serão entregues!
Outro dia que marcou todos nós do grupo foi a chegada a Santiago de Compostela, que foi transmitida ao vivo. Os parentes e amigos de todos os participantes do grupo puderam acompanhar, emocionados nossa chegada. O vídeo está disponível no nosso canal no YouTube e ainda me emociono ao assisti-lo.
Obrigada turma querida!! Vamos continuar nos encontrando e revivendo esses momentos e criando novos momentos para estarmos juntos!
Para algumas pessoas foi tão especial estar nesse Caminho que este ano irão retornar a Santiago de Compostela com a Ana Wanke Turismo e Aventura desta vez pelo Caminho Português em setembro. Eu mesma estou contando os dias para retornar ao Caminho com a próxima turma. É gratificante poder ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Que tal você vir conosco na próxima?