No final de semana do dia 10 e 11 de novembro 2018 tivemos um dos mais belos roteiros do ano: Soldados de Sebold.
No estado de Santa Catarina, mais precisamente no município de Alfredo Wagner fica esta formação rochosa de beleza cênica incrível, em meio a verdes campos e os paredões da Serra Geral. Ela tem esse nome de soldados pois as 4 formações rochosas ficam em frente da Serra Geral, como se estivessem protegendo-a. Sebold é o sobrenome do antigo proprietário das terras.
Partimos de Curitiba no sábado pela manhã com tempo nublado e uma fraca chuva que ia e vinha. Mas a previsão para o domingo (dia da visita aos soldados) era de tempo bom. Fizemos uma parada em Joinville para esticar as canelas e conhecer o Parque Municipal Morro do Finder, com suas trilhas e mirante para a baía de Babitonga. Depois de uma rápida caminhada fomos almoçar e pé na estrada.
Chegamos ao final da tarde em Alfredo Wagner e fomos direto para a nossa pousada. Como somos caminhantes aproveitamos para conhecer (a pé, claro) o parque de exposições que fica ao lado, pra tirar a van das pernas. Retornando novamente a pousada, foi servido um jantar caprichado pela Andréia e fomos dormir, pois no dia seguinte precisávamos acordar cedo.
Domingo a previsão do tempo e o acordo da Ana Wanke com Pedrão se confirmam: temos sol e céu azul!!! Partimos logo cedo para os Soldados. Após um pouco menos de uma hora de van desembarcamos ao lado de uma bucólica casa em estilo enxaimel, para não esquecermos quem colonizou estes rincões, e começamos a caminhar.
Caminhada tranquila, e após quarenta e cinco minutos chegamos ao rio, que deveríamos cruzar. No começo de uma caminhada ninguém quer molhar as botas, então desviamos para pegar um afluente menor e facilitar a travessia. Após o rio começou a subida, forte, por um reflorestamento de eucaliptos. Um pouco adiante abandonamos a estrada e pegamos uma trilha para subir o “perau”, como os moradores da região chamam o paredão que precisamos subir. Após mais esta “subidinha” forte chegamos ao platô que antecede o planalto catarinense, agora era só caminhar por mais uma hora e meia. Aqui já conseguimos ver ao longe os soldados e os paredões da Serra Geral. A caminhada ficou mais alegre com o visual e continuamos por uma pequena estrada rural cruzando riachos de águas cristalinas até chegarmos ao local do nosso almoço: aos pés dos Soldados de Sebold.
O local tem uma beleza ímpar! Melhor ver as fotos, pois não vou conseguir descrever tal beleza.
Após o almoço, o descanso e muitos cliques, iniciamos a volta pelo mesmo caminho. Como tinha esquentado resolvemos molhar as botas e atravessamos o rio pelo seu lado maior. A volta para Curitiba foi sem incidentes, com as pausas habituais para lanche e jantar.
E foi assim mais uma bela caminhada por um dos mais belo lugares do Brasil, com Ana Wanke Turismo e Aventura!!!