Desde o início do século IX, com o achado das relíquias do apóstolo Tiago Maior e com o patrocínio e proteção do rei Afonso III das Astúrias, o local se converteu progressivamente num centro de peregrinação, para chegar no que é hoje Santiago de Compostela.
O Caminho de Santiago de Compostela está se tornando cada vez mais popular. Deixou há muito tempo de ser um caminho meramente religioso para ser um caminho espiritual e de busca pelo auto-conhecimento.
A Oficina de Peregrinos divulgou que em 2018 bateu recorde de peregrinos, excedendo até o último Ano Santo de 2010. Mais de 327mil peregrinos receberam em 2018 a Compostela, certificado que atesta que o peregrino percorreu pelo menos 100 km a pé ou 200 em bicicleta ou cavalo em um dos diversos Caminhos que levam ao túmulo do Apóstolo Tiago, na Catedral de Santiago de Compostela.
Obras de Restauração da Catedral
A atual Catedral de Santiago de Compostela, destino final de quem faz o Caminho de Santiago de Compostela, foi construída entre 1075 e 1128, em estilo românico, na época das cruzadas e durante a Reconquista Cristã. Tendo sofrido várias reformas que lhe adicionaram elementos góticos, renascentistas e barrocos, há muito tempo precisava de restauração.
Durante o ano de 2018 foi concluída a restauração da Fachada Barroca da Catedral de Santiago de Compostela, sendo retirados todos os andaimes que impediam de vê-la por inteiro.
Também em 2018 foi finalizada a restauração do majestoso Pórtico da Glória. Foram precisos 10 anos para que Santiago de Compostela e o mundo vissem o Pórtico da Glória recuperado. Agora é possível visitar o Pórtico da Glória, obra prima do Mestre Mateo. Os ingressos podem ser adquiridos através do site catedraldesantiago.es e na bilheteria do Museu da Catedral.
Dando continuidade às obras de restauração da Catedral de Santiago de Compostela, este ano foi fechado temporariamente o acesso aos telhados (ou “cubiertas”). A parte interna da Catedral também seguirá sendo restaurada, porém a igreja não será fechada ao público. Todo um cuidado de isolamentos de áreas está sendo tomado para que a poeira não atinja as obras já restauradas.
Essas obras de restauração tem o objetivo de serem finalizadas até o Ano Santo de 2021, quando o dia de Santiago (25 de julho) cai num domingo.
Alguns roteiros que oferecemos para fazer o Caminho de Santiago:
Caminho Francês
Caminho Português
Caminho Inglês
Se você tem interesse em fazer o Caminho de Santiago, aqui vão algumas dicas.
por favor voce sabe se agora em janeiro esta tendo a missa do batafumeiro?
ouvi que a igreja de santiago de compostela estava em reforma…
Sim Joe. Ela está em reforma e não está tendo missas lá.
Apenas se pode abraçar o Santo e visitar a Cripta.
Boa tarde, alguém sabe dizer se já há missa e botafumeiro na catedral de Santiago?
Você sabe se a catedral de Santiago de Compostela estará pronta para a missa da epifania, dia 6 de janeiro de 2023?