Verão é a época ideal para um banho de rio e cachoeira: refrescante e relaxante. Mas não dá para se desligar, porque é bem nessa época que acontece um fenômeno chamado de “Cabeça D’água”.
Diferença entre Cabeça D’água e Tromba D’água:
Você já deve ter ouvido falar dos dois termos e pode estar confuso. Vamos esclarecer!
A Cabeça D’água é o aumento rápido do nível de um rio devido à chuva de grande intensidade, que pode ocorrer nas cabeceiras dos rios ou em trechos mais altos de seu percurso onde a geografia e geologia são favoráveis ao rápido escoamento superficial da água.
No sentido popular, Tromba D’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. Mas para os cientistas essa definição é errada. Na verdade, tromba d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai se deslocando. A maioria das trombas d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos como o Rio Amazonas.
Agora que você já sabe a diferença, não confunda os fenômenos naturais e fique atento!
Fique atento
É preciso prestar atenção a possíveis alterações meteorológicas principalmente durante o período da tarde, quando a probabilidade da Cabeça D’água acontecer é maior. Os primeiros sinais de uma Cabeça D’água são a mudança da cor da água, que fica mais barrosa e suja. Também observa-se o aumento da presença de galhos e folhas na água.
Como evitar:
Boas práticas para evitar ser pego de surpresa são:
- Conferir a previsão do tempo não só para o local do banho, seja de rio ou cachoeira, mas também certificar-se da previsão nas regiões próximas.
- Ficar atento aos primeiros sinais característicos da Cabeça D’Água. Ela pode acontecer sem mesmo estar chovendo no local!
- Ao primeiro sinal, sair imediatamente da água e procurar lugares mais altos.
- E em caso de chuva não se arriscar a entrar nas cachoeiras e rios.
Aqui vai um pequeno exemplo de como as coisas acontecem rápida e violentamente
Mais um exemplo do perigo. A Cabeça D’água começa aos 3:45 minutos:
Nossa Garantia
Acidentes acontecem, mesmo com planejamento, precauções e preparo. Mas gostaríamos de enfatizar, mais uma vez, o nosso compromisso com a sua segurança em nossos roteiros.
Sempre que elaboramos um roteiro:
- Pesquisamos os locais, exaustivamente, para nos certificar das condições da trilha e das épocas do ano mais adequadas para termos o máximo de certeza possível que estaremos oferecendo condições seguras de travessia procurando minimizar sua exposição a riscos e condições climáticas inadequadas.
- Monitoramos o clima, dia a dia, para avaliarmos as tendências com relação a chuvas e outras intempéries que poderiam prejudicar o seu aproveitamento. Nunca arriscamos. Se chuva não causar situações de risco, pode chover que vamos molhar com prazer, mas NUNCA comprometeremos a sua segurança.
- Trabalhamos na prevenção das possíveis situações de risco de cada roteiro. A prevenção é a primeira defesa, mas se algo acontecer…
- Toda nossa equipe tem treinamento em primeiros socorros. Para cada tipo de roteiro é necessário preparo para o primeiro atendimento por isso toda nossa equipe faz regularmente cursos de atualização, aprimoramento e reciclagem para estarmos sempre preparados para qualquer eventualidade.
- Por mais leve que seja o roteiro, levamos conosco o nosso kit de primeiros socorros para atender um corte, uma queimadura, ou bolhas nos pés (coisa mais comum), e estamos preparados até para situações mais sérias que exigem o atendimento especial.
- Se, eventualmente, um acidente acontecer, pode ficar tranquilo, pois você sempre estará assegurado por um seguro pessoal.
Se você já participou de um roteiro nosso, você já sabe, mas se não… saiba que brincamos muito, nos divertimos muito… mas se tem uma coisa com a qual a gente não brinca é com a sua segurança!