O Atacama é uma região de origem vulcânica, com vulcões ativos e inativos. O cenário é formado por montanhas, vulcões, gêiseres e lagos que refletem a natureza ao redor. E também encontramos um deserto de sal com flamingos, vales com formações rochosas curiosas e até um lago onde quem mergulha não afunda!
San Pedro
San Pedro é o ponto de partida para quem deseja conhecer as belezas do Deserto do Atacama. Ainda que seja um lugar simples, tem um charme peculiar. Suas ruas são todas de terra. Suas construções são de tijolos de adobe. O céu é azul praticamente o ano inteiro. E, durante a noite, o lugar se converte em um mar de estrelas.
San Pedro está bem ao norte do Chile pertinho da divisa com a Bolívia. A proximidade com a fronteira abre portas para combinar o Salar de Uyuni com San Pedro de Atacama. Esta planície de sal, com mais de 12.000 km², é um dos principais destinos da Bolívia.
Se você está planejando fazer um tour completo pelo Deserto do Atacama, aqui estão alguns atrativos que não podem ficar de fora da sua viagem!
Vale da Lua
Esse é um clássico do Atacama, é realmente um sonho! Lá você vai subir dunas, encontrar montanhas, pedras, cavernas e aproveitar MUITO a paisagem de tirar o folego.
O Vale da Lua recebe esse nome por possuir as características do terreno existente na lua: mistura de rochas e muita areia. Com belas dunas, a paisagem se modifica a cada metro caminhado por dentro do parque. Segundo estudos geológicos, há milhares de anos um grande lago ou mar pode ter existido nesse local.
Ao chegar ao parque já começamos a nos surpreender com as belíssimas paisagens. Cruzamos rios secos onde a cor branca do sal mostra que houve água naquele local.
Uma das paradas obrigatórias desse passeio é a Caverna de Sal (não recomendado para claustrofóbicos). Na caverna encontra-se formações rochosas com sal em sua composição. A caminhada tem certo grau de dificuldade devido a caminhos estreitos pelas rochas a serem atravessados. É muito importante levar lanterna já que existem muitos pontos escuros no interior.
A última aventura na caverna é em um paredão de rochas bem íngreme que proporciona um visual panorâmico maravilhoso lá do alto!
Após a saída da Caverna do Sal, o passeio continua pela estrada do Vale da Lua. Vemos ali o incrível cenário recheado de montanhas, pedras e dunas.
É possível contemplar também nesse trajeto uma das formações mais marcantes do vale: o anfiteatro. Esta formação é uma espécie de coliseu esculpido pela natureza, um imenso paredão elevado que merece uma parada para muitas fotos. Esta é a paisagem que se avista durante o passeio principal ao Vale da Lua. Vendo aquilo de perto nos deparamos com a imensidão e beleza do local. É então que a sensação de realmente estarmos na Lua aumenta!
Las Tres Marías
Trata-se de formações rochosas causadas pela erosão do sal e do vento do deserto. Essas formações têm como principais componentes o granito, pedras de quartzo e argila. Uma dessas esculturas, a maior delas na verdade, é chamada de Las Tres Marías por ter justamente o formato de três pessoas. Ao redor e ao fundo, um imenso deserto de sal completa a paisagem.
Piedra del Coyote
Trata-se de um mirante de onde se vê as lindas paisagens lunares abaixo e alguns vulcões no horizonte. É uma belíssima paisagem e um ótimo momento para fechar o passeio com chave de ouro.
Vale da Morte
A visita ao Vale da Morte também é parada obrigatória para apreciar as lindas formações que o moldam. Outra maneira de apreciar este Vale é a partir da Piedra del Coyote, que permite vê-lo quase por inteiro de um ponto panorâmico.
Do Vale da Morte também se tem uma vista incrível do vulcão Licancabur, o maior e mais bonito vulcão de lá. Imagine então com um por do sol?! Ele dá um charme inesquecível ao lugar, é realmente imperdível!
Deserto do Atacama e Observação de Astros
O deserto do Atacama é o mais seco do planeta e está localizado a uma altitude superior a 5.000 metros. Contem altitudes elevadas, clima seco e muitos lugares pouco povoados, por isso, é o lugar ideal para a observação do espaço.
- Projeto Alma: Inaugurado em março de 2013, o observatório Alma (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) tem telescópios gigantescos. Foi construído em colaboração entre Europa, América do Norte e América Central. Está situado a 5.000 metros de altitude, na planície Chajnantor, ao pé dos Andes. Lá estão localizadas 66 antenas. Com essas antenas é possível ver detalhes nunca antes observados do nascimento das estrelas e de planetas em formação.
O objetivo do ALMA é estudar a formação das estrelas, das nuvens moleculares e o Universo primordial, aproximando-se de seu objetivo principal: descobrir nossas origens cósmicas.
Esse é realmente um passeio um tanto inesperado e exclusivo, onde a sensação é de se estar em um filme de ficção científica. Além disso, é um ótimo aquecimento para quem subirá o Vulcão Lascar (6.000m).
Salar de Tara
Localizado a cerca de 140km de San Pedro do Atacama e a uma altitude de 4.300m, o Salar de Tara é um passeio que merece toda atenção e expectativa.
Antes de Chegar ao Salar de Tara, é possível e recomendado que se faça algumas paradas em alguns dos lugares mais lindos do Deserto, como os Monges de Pacana, o Salar de Águas Calientes – no qual os flamingos deixam o cenário ainda mais incrível- e as Catedrais de Tara.
Monges de Pacana
São formações imponentes que lembram monges (use sua imaginação). É um lugar impressionante, com formações que medem mais de 25m de altura. Para encher ainda mais os olhos, ao fundo encontra-se o Salar de Águas Calientes.
Catedrais de Tara
São imensos paredões formados pelas cinzas deixadas por um vulcão há milhares de anos, durante uma de suas erupções. São realmente impressionantes!
Finalmente chegando ao Salar de Tara se pode até esquecer que o passeio é em um deserto. Com sua vegetação característica, o Salar é um grande alagado cercado de lindas montanhas, localizado a 4.300 m de altitude.
Gêiseres del Tatio
São formados por um campo geotérmico vulcânico onde brotam água e vapor das profundezas da crosta terrestre, por isso, a água ali é muito quente! A temperatura da água pode chegar aos 85ºC e os jatos de água podem chegar a 10 metros de altura.
Um dos momentos de maior beleza nesse passeio é ver o nascer do sol no campo geotérmico. Além de ser o horário em que os gêiseres estão mais ativos, os raios de sol criam um cenário único.
Laguna Cejar
Uma lagoa que, por incrível que pareça, tem mais sal que o Mar Morto. Isso impossibilita que a pessoa afunde mesmo que ela se esforce para isso.
Sabemos que é algo curioso, mas recomenda-se que você não tente se esforçar para afundar, já que poderá entrar água em seus olhos e rosto (vai arder bastante, acredite!).
Vulcão Lascar
Possui incríveis 5.600 metros de altitude, e é considerado o vulcão mais ativo (sempre que você olhar para ele poderá ver fumaça saindo de sua cratera) do norte do Chile. Esse grandioso vulcão pode ser visto de diversos pontos do Atacama, inclusive de San Pedro.
Você pode até escalá-lo, acredita?! Para isso, segue uma dica super válida para se acostumar e se preparar para a subida ao Lascar: fazer primeiro o Trekking de Guatin, que é uma ótima forma de se aclimatar e se acostumar com a subida de altitude elevada.
Salar do Uyuni
Conhecido como o mair deserto de sal do mundo, está localizado a 3.600 metros de altitude e tem cerca de 12.000 quilômetros quadrados de extensão.
Sua formação deriva de um longo processo, onde há milhares e milhares de anos a água dos lados existentes na região evaporou e formou a paisagem que contemplamos nos dias atuais.
Não podemos negar que a paisagem é realmente espetacular! Mas isso pode ficar ainda mais incrível: Na maior parte do ano o Salar encontra-se seco, mas, no período chuvoso, ele fica alagado e aí podemos admirar um espetáculo que jamais iremos esquecer!
Completamente alagado, o Salar é como um espelho e reflete o céu, as nuvens e durante a noite, até mesmo as estrelas. É um passeio onde conhecer lugares tão lindos que é até difícil acreditar que são reais.
Que tal embarcar conosco nessa grande aventura e maravilhar-se com a beleza das incríveis formações do Deserto de Atacama e ainda de sobra apreciar o Salar do Uyuni? Preparamos esse roteiro especial para que você possa realizar mais esse sonho ao nosso lado! Encontre todos os detalhes aqui.