Flexible Dieting: como funciona?
A flexible dieting é baseada no conhecimento dos alimentos e dos macronutrientes, que são divididos em carboidratos, proteínas e gorduras. Saber a que grupo pertence cada alimento ajuda a fazer escolhas e equilibrar as calorias ao longo do dia. Possibilitando assim fazer trocas, como deixar de comer pão para comer chocolate, diminuindo as restrições da dieta.
O que é Flexible Dieting?
A Flexible Dieting (ou IIFYM – If It Fits your Macros) que baseia-se na contagem de macronutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras – para alcançar os objetivos de composição corporal funciona assim:
1 grama de proteína = 4 calorias
1 grama de carboidrato = 4 calorias
1 grama de gordura – 9 calorias
Em lugar de simplesmente contar calorias, os adeptos da flexible dieting contam os macronutrientes. Essa é a melhor forma de influenciar a composição corporal tanto para perda como para ganho de peso. Por exemplo, comer 150g de proteína, 80g de gordura e 170g de carboidratos.
Princípios:
A flexible dieting parte do princípio de que não existe comida específica para perder peso. Sem comida boa ou ruim, apenas relações de macros.
Exemplo:
Sanduíche de peito de frango grelhado
- 25g de proteína
- 33g de carboidratos
- 15g de gordura
Arroz integral e atum
- 25g de proteína
- 33g de carboidrato
- 15g de gordura
As duas opções possuem os mesmos macronutrientes e vão ajudar a alcançar os mesmos resultados na sua composição corporal. Ou seja, você pode escolher o que prefere comer.
Quando um alimento entra no seu estômago, seu organismo não sabe diferenciar se a comida é boa ou não. Ele simplesmente quebra os alimentos e processa os macronutrientes.
Então, basicamente, para mudar seu corpo, você pode comer o que quiser. Isso, porém, contanto que você atinja os objetivos dos seus macronutrientes. Mesmo assim, não se deve esquecer das vitaminas, minerais e fibras.
Benefícios
- Eficiência
A ferramenta fundamental para perda de peso é compreender que você precisa estar em déficit calórico. Ou seja, precisa gastar mais calorias do que consome. A qualidade da comida realmente é importante, mas a quantidade é decisiva para perda ou ganho de peso. Assim, sem estar em déficit calórico, pode-se comer toda a comida “boa” que quiser e não conseguir os resultados esperados. Quando registra tudo que consome, você deixa de ter dúvidas e assume o controle de quando e como você pode alcançar seus resultados. - Flexibilidade
Ao focar na ingestão de macronutrientes, é possível atingir seus objetivos e ainda aproveitar a vida com as pessoas ao seu redor. Sim, você pode comer bolo nas festas! Uma das maiores dificuldades de seguir uma dieta tradicional é a socialização. Afinal, são poucos os lugares onde você pode levar uma marmita de batata-doce e frango sem se sentir constrangido. Além disso, pesquisas comprovam que uma abordagem mais flexível é a melhor estratégia para evitar ansiedade e controlar o peso. Isso porque, permitindo a flexibilidade, é possível aproveitar refeições em família e amigos. O importante estar consciente do que está sendo ingerido.
Manutenção
O problema das dietas restritivas é justamente o fato de serem praticamente impossíveis de se manter por muito tempo. Isso deve-se às pessoas as abandonarem no primeiro deslize – que é consequência do efeito que a restrição causa no organismo. Já a flexible dieting é mais fácil de manter porque você pode continuar comendo o que gosta – mesmo que seja com moderação.
Dicas práticas
Mas aí você me diz: “Contar calorias já é um empenho, um transtorno, imagine ter que registrar tudo o que come e calcular os macronutrientes de cada alimento!” Então eu respondo que: existem hoje vários aplicativos para celular que ajudam você a fazer esse cálculo de maneira SUPER fácil. Um que eu mesmo uso é o MyFitnessPal, que tem um banco de dados enorme de alimentos e permite até escanear o código de barras nas embalagens para poder registrar o que comeu. Este aplicativo já tem tradução para o português e muitos restaurantes brasileiros tem o seu cardápio inteiro cadastrado nele para facilitar registrar até aquele jantar de comemoração.
E aí, pronto para aderir? Quer mais dicas práticas? Entre em contato! Vou adorar poder ajudar você a alcançar seu objetivo fitness para trilhar com a Ana Wanke!!