Um lugar bonito por natureza: Assim podemos definir Cunha, um município localizado em São Paulo e que é famoso por suas lindas cachoeiras e cerâmicas vitrificadas, além da vista espetacular que se estende até a praia.
Mas você sabia que uma das grandes atrações de Cunha é um lindo lavandário? Mas talvez a maior surpresa seja: um Lavandário aqui no Brasil? Como?!
A lavanda é uma flor que basta fecharmos os olhos para seu perfume vir à mente. Devido a isso, ela gera um dos óleos essenciais mais usados do mundo e tem uma ótima base para produtos de limpeza, beleza e pode ser utilizada até mesmo na culinária. Prova disso é que na antiguidade, os povos romanos utilizavam a flor para a lavagem de roupa, banho, calmante e aromatizar ambientes e roupas.
A flor é típica da região sul da Europa e norte da África, Arábia e Ilhas Canárias, mas graças a grandes técnicas de aperfeiçoamento, a lavanda de flores brancas e azuladas, violetas e roxas, podem ser criadas até mesmo no clima tropical, em quase todo o nosso país.
A lavanda-francesa tem um tom de lilás acinzentado, hastes curtas e folhagem densa e é especialmente propícia para ser cultivada na região Sul do país, já que ela prefere clima frio e é resistente a geadas ocasionais. Mas não se engane! Elas gostam também de um dia quentinho, por isso possuem um mecanismo interno que detecta em que época do ano os dias ficam mais longos do que as noites, para então florescer por todo o verão. Legal, né?
Mas para ter essas lindas flores em nosso jardim, é necessário uma série de cuidados com solo, como ter um solo mais arenoso preparado com areia, terra e composto orgânico. Somente assim a lavanda conseguirá resistir períodos de seca e geada.
Pensando nisso, a publicitária Fernanda Freire plantou 40.000 pés de lavanda em seu sítio depois que fez uma visita a Provence e conheceu fazendeiros e destilarias para conhecer melhor o processo de cultivo da planta.
O pessoal do Lavandário que prepara o solo para o plantio garante que a medida certa para cada cova são: 150 gramas de calcário, 70 gramas de fósforo e 50 tortas de nim, além de um espaçamento de 50 cm entre as plantas e 1 metro entre linhas. Depois disso, a florada ocorre somente após alguns dias.
Outro cuidado muito importante no cultivo das lavandas é o excesso de água, elas não suportam tanta água, portanto o solo deve ser muito bem drenado.
O que você acha de ver esse processo de perto? Nós visitaremos a cidade de Cunha e O Lavandário é parada obrigatória! Lá nós poderemos ver de perto o processo de destilação e passear pelos lindos campos floridos e perfumados, além de visitarmos a loja do local que está equipada com vários produtos desenvolvidos ali mesmo.
Bora conosco conhecer esse pedacinho da nossa Provence Brasileira, e de brinde visitar a linda e histórica cidade de Paraty?
Confira todos os detalhes da nossa programação aqui.
Mas se você é louco para ver mais lavandas, na Provence Francesa, temos um roteiro lindo para lá. Confira logo aqui porque as vagas estão acabando!