Você já parou para pensar no grande impacto que os canudos descartáveis causam ao meio ambiente?
Se não parou para pensar ainda, com certeza você já ouviu falar sobre o assunto!
Nos últimos anos tem acontecido uma grande campanha de conscientização para a redução e eliminação dos canudos descartáveis, ou até mesmo a substituição do produto por uma opção menos agressiva ao nosso ecossistema.
Somente nos EUA, mais de 500 milhões de canudos plásticos são usados todos os dias. O Fórum Econômico Mundial – FEM relata que existem 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos e caso esse ritmo continue, até o ano de 2.050 existirá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Os canudos descartáveis estão muito longe de ser o ator principal quando o assunto é a poluição por plásticos, mas eles funcionam como uma porta de entrada para começar as discussões por ser um item dispensável no nosso consumo.
Por isso, os ativistas acreditam que começando por eles o apelo pode ser mais significativo e a população deixe de usar outros materiais de uso único (sacolas e garrafas) responsáveis por números ainda maiores.
Por que os canudos fazem tanto mal para nosso planeta?
Para responder essa pergunta, temos que partir de uma análise que envolve a sua produção, uso e descarte. Vamos lá!
Partindo do ponto da produção: Os canudos descartáveis são compostos por polipropileno e poliestireno, materiais que não são biodegradáveis e que demoram até MIL ANOS para realizar seu processo de decomposição.
Quanto ao uso do canudo: Podemos declarar sua vida útil como cerca de 5 ou 10 minutos, talvez? É o tempo que levamos para geralmente tomarmos nosso suco, refrigerante, água ou vitamina… É um tempo extremamente curto para um tempo de decomposição tão longo, concorda?
Entramos no tema do descarte: Hoje, a menor parte do plástico que nós utilizamos durante o dia a dia é reciclada, o que acarreta em uma grande quantidade que acaba sendo destinada aos aterros sanitários. Porém, durante esse caminho muito plástico acaba sendo desviado aos corpos hídricos e oceanos, os quais compõem 4% de todo o lixo plástico em nível global.
Devido a isso, o impacto causado no meio ambiente é muito grande: polui grande parte dos oceanos e quando esse plástico se desintegra em partes menores, acaba entrando na cadeia alimentar de muitos peixes, o que acarreta na morte de diversas espécies marinhas.
Além disso, o plástico causa danos físicos a muitos animais, além de liberar elementos químicos cancerígenos e que causam distúrbios mentais quando em contato com a água.
Um estudo recente constatou ainda que o lixo plástico pode aumentar a imunidade de corais a doenças, causando sérios danos.
Alternativas para o seu uso
Pensando em diminuir e acabar com esse problema em curto prazo, apresentamos aqui algumas alternativas a este item:
- Parar de utilizar completamente os canudos descartáveis no consumo de suas bebidas, tome diretamente no copo.
- Caso a primeira opção seja inviável para você, que tal substituir os canudos de plástico pelos canudos compostos de aço inoxidável? Devido ao seu material, esse tipo de canudo pode ser lavado e é reutilizável, ou seja, você utiliza-o quantas vezes desejar. É a mesma coisa que fazemos com nossos talheres na hora da alimentação. 😉
- Se precisar muito usar o canudo, opte pelo canudo de papel. Sua decomposição é mais rápida que o de plástico e ele têm muito menos impacto no meio ambiente.
- Outra opção bem bacana é o canudo de vidro durável, que pode ser utilizado permanentemente.
- O canudo de bambu é uma opção durável, natural e reutilizável, além de muito prática e leve.
- Antigamente todos os canudos eram produzidos a partir da palha que sobrava das colheitas de grãos. A partir de 1.900, a opção foi sendo esquecida e aos poucos substituída pelos canudos de plástico. Que tal trazer essa tradição de volta a moda? As palhas são orgânicas, curadas e desinfetadas e sua decomposição também é natural.
O Planeta agradece!
O plástico revolucionou a humanidade e nos permitiu um avanço considerável de desenvolvimento. Não devemos vilanizá-lo.
De todas as formas, o meio ambiente e a vida marinha em especial agradecem a sua atitude de não utilizar o canudo descartável.
Um vídeo de biólogos retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Risca talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema. Eu mesma não consegui assistir o vídeo até o final…
Vamos fazer um pouquinho mais pelo nosso planeta. Hoje a solução é a conscientização, busca de alternativas, descarte correto e, principalmente, educação.