A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores que foi criada no Brasil em 1999, no pequeno município de Santa Rosa de Lima, estado de Santa Catarina, a partir do modelo criado na França em 1987, a rede Accueil Paysan.
A associação hoje é composta por mais de 200 famílias de agricultores presentes nas regionais: Encostas da Serra Geral (Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado, São Bonifácio, Grão-Pará, Imbituba e Gravatal), Serra Catarinense (Alfredo Wagner, Urubici e São Joaquim), de Vale das Tradições (Vitor Meirelles, Witmarsum, Presidente Getúlio, Lontras, Presidente Nereu, Apiúna e Ibirama), Vale dos Imigrantes (Agronômica, Agrolândia, Trombudo Central e Rio do Sul), Ituporanga (Aurora, Atalanta, Imbuia, Leoberto Leal, Petrolândia, Vidal Ramos e Ituporanga), Grande Florianópolis e a mais recente: Encantos do Quiriri (Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul), além de Casimiro de Abreu no estado do Rio de Janeiro e Parelheiros na grande São Paulo.
A proposta dessa associação é valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.
Tive uma linda experiência e pude ver de perto o que está sendo feito em Santa Catarina, onde vários agricultores e pousada aderiram ao programa, compartilhando o seu trabalho, seus frutos, sua histórias e as belíssimas paisagens que os rodeiam.
Visitei a região denominada “Destinos do Quiriri”, formada pelos municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, onde os agricultores praticam e promovem a agricultura orgânica, entre outras práticas sustentáveis.
Princípios
Veja se não é de se apaixonar pela proposta:
- O agroturismo é parte integrante das atividades do estabelecimento rural e se constitui num fator de desenvolvimento local;
- Os agricultores desejam compartilhar com os turistas o ambiente onde vivem, sendo que a recepção e convívio dos mesmos deve ocorrer num clima de troca de experiência e respeito mútuo;
- O agroturismo deve praticar preços acessíveis;
- Os serviços agroturísticos são planejados e organizados pelos agricultores familiares, que garantem a qualidade dos produtos e serviços que oferecem.
Refúgio Monte Olimpo
Assim que cheguei em Campo Alegre, meu guia local gentilmente me levou para esta pousada charmosa: uma construção totalmente integrada ao meio ambiente. Pude perceber de perto a natureza, o sossegado, a paz e uma beleza espetacular. Ideal para ideal para desacelerar, ler, relaxar e recarregar as energias ou simplesmente fugir da rotina da cidade grande. Eu me senti em casa!
Fui muito bem recebida pelos proprietários, que me mostram toda a comodidade do local e a linda cachoeira – Salto do Imigrante – que está dentro da propriedade e se pode ver desde a pousada.
Em meio a uma paisagem de beleza singular, os proprietários do Refúgio Monte Olimpo, Helio e sua esposa , me explicaram que o lugar também faz parte da “Acolhida na Colônia”. Com isso, cada vez mais, procuram anexar boas práticas com o Meio Ambiente na rotina da Pausada. Isso – hoje e sempre – faz toda a diferença!
Agricultura Orgânica
Visitei vários sítios que estão engajados nesse projeto. Todos estão se estruturando porque acreditam que assim trarão um benefício agregado. Já estão sentindo o crescimento no turismo na região e em seus estabelecimentos.
Tudo plantado e cuidado organicamente, como a natureza manda, cada um no seu tempo. Agora está chegando a época do mirtilo, framboesa, morango: Hummm…
Adorei conhecer o projeto e ser “Acolhida na Colônia”. Logo teremos roteiros para esta região.