Fique ligado! A partir de 2021 brasileiros precisarão de autorização para ingressar na Europa.
Como resultado da grande crise migratória e tentativa de combater o terrorismo crescente que a Europa vem sofrendo nos últimos anos, a Comissão Europeia criou o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), que valerá para todos os cidadãos que antes eram isentos de visto para entrar na Europa (inclusive os brasileiros).
Com a implementação da autorização, a União Europeia coletará os dados dos viajantes antes da viagem e determinará se a sua estadia acarretará algum risco para a segurança local, podendo assim, em caso positivo, barrar a sua entrada no país de destino.
O processo de solicitação do visto é bem fácil e rápido, basta preencher um formulário online com todos os seus dados pessoais (nome, sobrenome, data de nascimento, país de origem, telefone, etc.) e dados da viagem (país de entrada, locais de visita, etc.), além de responder um pequeno questionário com questões de saúde e segurança. Lembrando que deve ser paga uma taxa para o processamento dos dados, os valores variam entre 7 euros e menores de 18 anos são isentos do pagamento.
Com todas as informações cadastradas em sistema, os dados do viajante serão automaticamente introduzidos no sistema ETIAS e comparadas em todas as bases de dados de segurança da União Europeia. Caso seja considerado que o viajante não representa uma ameaça, o visto para a Europa será emitido em questão de minutos (pelo menos é o que se espera). Uma vez aprovado, o visto vale por 3 anos e serve para diversas entradas no continente europeu, além de que, a cada 6 meses dentro do país de destino, você pode permanecer 3 meses dentro do Espaço Schengen (área formada pelos países da Europa que fazem parte do Tratado ou Acordo de Schengen, que regula a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais entre seus membros.).
Os países integrantes do Tratado de Schengen e que precisarão de visto, são:
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Apesar do Reino Unido ainda fazer parte da União Europeia, ele não é membro do Tratado de Schengen, mantendo suas próprias regras de visitação.
Caso exista qualquer tipo de ameaça ou algo do gênero por conta do viajante, o pedido será processado manualmente pelas autoridades competentes e a resposta virá somente após a análise minuciosa dos mesmos.
Contudo, cabe saber que a autorização de viagem para a Europa não confere entrada automática ou direito de estadia, cabendo tais decisões à guarda da fronteira. Porém, uma vez que a entrada seja permitida, não é necessário passar pelos controles novamente.
Poderiam informar o site onde encontro o formulário para preenchimento por favor? Grata
Olá, Adriana! O formulário ainda não está disponível, pois será exigido apenas em 2021.
eu pessoalmente já fiz trilhas coma Ana em Torres e Cambará RS. fio inesquecível. É uma ótima profissional e recomendo.
Att
Dinah. (Gerarda Diná Lima Glushchenko. Gostaria de estár com o grupo mas devido o trabalho não tem sido possível.
Abraço
Dinah.
( gnichele@fas.curitiba.pr.gov.br).