Nós brasileiros somos muito afetuosos na saudação. Gostamos de nos encontrar, dar aquele abraço e às vezes um, dois até três beijinhos, ou no mínimo um aperto de mão, não é?
Pois é, mas em tempos do Coronavirus Covid-19 as autoridades de saúde recomendam a mudança radical dos nossos hábitos e tradições.
Aqui vão algumas sugestões que podem ser até engraçadas, para você saudar aquele o outro, seja um conhecido, amigo ou mesmo até mesmo uma pessoa da família.
Beijos no Ar: É uma sugestão carinhosa para substituir a tradicional saudação do aperto de mão carregado de germes. Mesmo entre amigos do sexo masculino, pode ajudar a quebrar algumas dessas inibições que alguns homens parecem ter.
Inclinar a cabeça: Uma opção menos entusiática e muito respeitosa é fazer uma pequena inclinação da cabeça, como vemos os japoneses fazerem.
Vida Longa e Próspera: A saudação do Dr. Spock em Star Trek, aquela que separa os dedos, é uma solução bem humorada para estes dias de incerteza. E vamos e venhamos que ressoa bem hoje o slogan “Vida Longa e Próspera!”
Namastê: Em um sentido mais amplo, o namastê significa “o Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração”. Quer forma mais digna de cumprimentar outro ser humano?
Colocar a mão no coração: É uma saudação muito afetuosa, mostrando o amor que você tem pela outra pessoa.
Sorriso: Uma solução simples e educada a fazer hoje em dia para não apertar as mãos é sorrir um para o outro.
Vamos usar a criatividade e o bom humor para cumprimentar o outro, mas temos que obedecer algumas regrinhas de distanciamento. Me chamou a atenção algumas saudações que estão sendo difundidas e são quase tão perigosas quanto o aperto de mão:
Tocar os pés: Você fica a uma distância de risco, menor que um metro recomendado pelas OMS (Organização Mundial de Saúde).
Tocar os cotovelos: NUNCA! Estamos sendo orientados à espirrar e tossir nos cotovelos?!!
Ache a saudação que mais tem haver com seu estilo, mas lembre-se, pelo menos em tempos de Covid-19, de tocar o coração do outro sem tocar as mãos, rostos e pés!