Chegou a hora que muitos montanhistas estavam esperando: a abertura, para uso público e turismo, das 18 Unidades de Conservação (UC) do Paraná!
A partir deste sábado, dia 15 de agosto de 2020, essa reabertura se dará de forma gradual e com restrições devido a pandemia causada pelo COVID-19.
Aqui vai um resumo das principais restrições listadas na Portaria 223/2020 do Instituto de Águas e Terras – IAT, que regulamenta a reabertura:
- O funcionamento dos parques será das 8:00 às 17:00, de segunda à domingo, para atividades individuais;
- Proibição de acampamentos e fogueiras nas dependências das Unidades de Conservação;
- Proibição de práticas esportivas coletivas nas dependências das UC, porém em caso de prática de atividade comercial de turismo na natureza, em UC, deverá ser adotado pela empresa o Manual de Conduta Segura para Atrativos Turísticos Culturais e Naturais na Prevenção da COVID-19 (2020) do Sebrae-PR e/ou o Manual de Boas Práticas – Recomendações de Procedimentos Sanitários para a Operação de Atividades de Turismo na Natureza (2020), da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).
- Limitação à visitação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de carga total da Unidade de Conservação, definida no Plano de Manejo.
- Será obrigatório o uso de máscara durante toda a permanência na UC,
- Haverá álcool em gel e medição da temperatura dos visitantes na entrada.
- Caso o município em que a Unidade de Conservação está inserida não autorize seu funcionamento, a decisão local deverá ser respeitada
Para saber mais detalhes neste link você tem acesso à Portaria 223/2020 do IAT.
Volta com consciência:
Tenho certeza que muitos estão ávidos em voltar a caminhar pelas trilhas e montanhas dos nossos Parques Estaduais. Existe uma demanda reprimida para a prática de esportes junto à natureza, mas também estamos passando por um momento muito delicado: uma longa estiagem. ATENÇÃO: Isto aumenta e muito o risco de incêndios!
Preservar a natureza! Esse é o lema de todo os montanhistas, trilheiros e caminhantes, que têm como princípio praticar um desporto sem modificar as características do local e também o de não o poluir, pois só assim toda a gente pode beneficiar da natureza em todo o seu esplendor.
Irão reabrir:
A princípio irão reabrir o Parque Estadual Pico do Marumbi, Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual Pico Paraná, Parque Estadual Rio da Onça, Parque Estadual Serra da Baitaca, Parque Estadual do Monge, Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual do Lago Azul, Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Parque Estadual Mata dos Godoy, Parque Estadual de Ibicatu, Parque Estadual de São Camilo, Parque Estadual Cabeça do Cachorro, Parque Estadual Rio Guarani, Monumento Natural Salto São João, Parque Estadual João Paulo II e Parque Estadual Vitório Piassa.
Os parques inseridos em Curitiba, como o Parque Estadual João Paulo II, não reabrirão no dia 15. Segunda-feira, dia 17, o Município de Curitiba estará reavaliando a reabertura de seus parques.
Não irão reabrir:
Não irão reabrir a Ilha do Mel e o Parque de Vila Velha neste primeiro momento.
A Ilha do Mel, além de ser um parque de visitação turística, é uma área de vila, portanto, sua reabertura depende de aprovação dos protocolos de segurança pela Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá.
Vila Velha foi concedido recentemente para iniciativa privada e encontra-se em fase de finalização de alguns procedimentos de melhorias para recebimento de visitantes. Sua reabertura está prevista para setembro.