Hoje ao dar seus passos finais no Caminho Francês de Santiago que leva à Plaza de Obradoiro, você está descendo a famosa rua de Acibecheria, ou a rua do Azabache. Esta rua, que hoje ganha também outros nomes, outrora abrigava as únicas lojas que vendiam a pedra protetora, Azabache, no centro histórico de Santiago de Compostela.
Azabache ou azeviche é uma pedra preta, que nada mais é que a raiz petrificada da araucária!!! Simmmmm! Não é araucária angustifólia, mas já começa a conexão com o Brasil. Calma que vem mais!
Antigamente, os peregrinos usavam a pedra para se proteger do mal, trazer fortuna, livrar da indecisão e alguns gravavam na pedra suas memórias do Caminho de Santiago. Compravam quando chegavam à Santiago e às usavam em formas de vieiras e também em forma de figa, que potencializava a proteção contra mal olhado.
Isso não lhe recorda a figa negra que encontramos no Brasil? Sim, ela foi trazida pelos Espanhóis e assimilada pelos escravos que passaram a usar não só contra mal olhado, mas para comprar sua alforria (essa era feita em prata).
Hoje essa pedra ainda é muito popular em Santiago de Compostela e você poderá encontra-la em várias lojas, não só na Rua da Azabacheria.
Muitas joalherias vendem Azabache verdadeiro. Você não precisa encontrá-lo na Rua de Azabacheria , mas tome cuidado com as peças mais baratas porque não são feitos da pedra e sim de pó de pedra ou ainda de materiais sintéticos.
Quer você acredite ou não que a pedra protege do mal, sugiro comprar uma peça, pois é uma pedra adorável e é uma lembrança muito bonita da sua estada em Santiago.
OBS. : Se quiser saber mais sobre essa pedra Visite o Museo del Azabache em Santiago de Compostela.
Ana do céu,
Viu que por acaso aparece um ser estranho na foto?
Dá um zoom naquele ser de verde em primeiro plano!
Brincadeiras à parte, é um caminho que pretendo fazer, com certeza.
Abraço.
Luiz