As Duas Marias foram duas irmãs de que viveram em Santiago de Compostela e ficaram famosas na cidade nos anos 1950 e 1960 por passearem todos os dias juntas vestidas de forma excêntrica e provocando os estudantes.
As irmãs, Maruxa e Coralia, estão eternizadas numa escultura no Parque da Alameda de Santiago de Compostela.
Elas tornaram-se personagens populares da cidade devido aos passeios que realizavam todos os dias às duas da tarde, a hora em que a maioria dos estudantes iam almoçar e, portanto, quando havia mais movimento nas ruas do centro de Santiago.
Coralia, a mais nova e mais alta, era tímida e pouco faladora, enquanto que Maruxa, mais pequena e mais velha, era faladora e falava como se cantasse.
As irmãs, Maruxa e Coralia, faziam parte de uma grande família composta por treze irmãos cujos pais eram um sapateiro e uma costureira, porém alguns dos seus irmãos eram anarquistas e lutaram na guerra civil espanhola contra o exército de Franco.
O pesadelo das irmãs começou quando os falangistas (partidários de Franco) passaram a utilizar a família para saber o paradeiro dos irmãos anarquistas. A meio da noite, a Brigada Político-Social ia à casa delas, despindo as irmãs na via pública para humilha-las e torturá-las, Isso destruiu-lhes a saúde mental. Triste história dessas irmãs!
Agora quando você visitar Santiago de Compostela, vá até a Praça da Alameda e confira essa escultura e também uma das vistas mais bonitas da Catedral de Santiago!