O Banho de Floresta, ou Shinrin-yoku, em japonês, é uma espécie de terapia florestal que consiste basicamente em ir para uma área de floresta ou mesmo um parque e passar algum tempo em contato com a natureza.
A técnica do Banho de Floresta foi desenvolvida no Japão, em 1982, por iniciativa da Agência Florestal do governo japonês, que buscava encorajar as pessoas a saírem de casa e passarem algum tempo imersas na natureza.
Inicialmente o Banho de Floresta foi baseado no senso comum de que o ar fresco e a imensidão de uma floresta fazem bem ao corpo e à mente, logo ele começou a ser estudado e seus benefícios não tardaram a se comprovar.
Atualmente, a técnica é usada como forma de medicina preventiva, tendo mostrado resultados na diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse, e da pressão arterial, além de melhorias na concentração e imunidade.
Segundo o médico japonês Qing-Li, autor dos livros “Shinrin-yoku: A arte japonesa da terapia da floresta” e “Forest Bathing: How trees can help you find health and happiness”, entre outros, o simples ato de adotar como hábito a visita a parques ou caminhadas regulares em áreas verdes é suficiente para você sentir os benefícios no corpo e na mente.
A técnica do Shinrin-yoku ou Banho de Floresta propõe uma experiência meditativa, de silêncio, observação e trocas entre a pessoa e a natureza, sendo formada por exercícios muito semelhantes aos que mais tarde foram adotados pelas linhas de meditação mindfulness.
A sessão de Banho de Floresta começa com o deslocamento até uma floresta ou área verde, como um parque. O participante então deve se acalmar, observar o ambiente a sua volta e caminhar lentamente prestando atenção ao movimento dos pés e deixando todos os sentidos atentos, permitindo uma imersão completa de sua consciência no ambiente da floresta.
O benefício do Banho de Floresta é imediato. Em seus estudos, Qing-Li lista que o banho de floresta reduz a produção de cortisol, principal hormônio causador do estresse, diminui a pressão arterial, além dos sintomas de ansiedade, fadiga e irritação. A prática ainda aumenta o sistema imunológico e melhora o sono após uma caminhada de duas horas na floresta.
Quer ter uma experiência orientada de Banho de Floresta? Venha conosco!