A ideia de um Dia Mundial da Água remonta a 1992, ano em que foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro e celebrado a partir de 1993 sempre no dia 22 de março.
Lendo sobre o assunto me deparei com um termo que não conhecia: pegada hídrica.
Não é de hoje que ouvimos falar da pegada ecológica e do nosso impacto negativo no meio ambiente. Entretanto, mesmo sendo menos conhecida, a pegada hídrica também nos ajuda a entender o impacto das nossas ações no ambiente.
Este ano no Dia Mundial da Água vivemos em meio a um “Combo”, dois em um: pandemia e estiagem, com consequentes reclusão e racionamento de água juntos – uma realidade, não é mais ficção científica. O que me fez refletir ainda mais sobre a minha pegada hídrica.
De que adianta fazermos discursos inflamados chamando o mundo a conscientização de que 2,2 bilhões de pessoas não tem acesso à água potável se não fazemos a nossa parte dentro das nossas casas?
É momentos como esse que percebo que pequenas atitudes podem gerar grande economia e contribuir com a preservação do meio ambiente. Por isso fiz um check list do podemos fazer para diminuir a nossa pegada hídrica que compartilho aqui com você.
Check list para diminuir a pegada hídrica:
Diminuir o tempo de banho: Desligar a água enquanto se ensaboa. O mesmo vale para quando estiver escovando os dentes e fazendo a barba.
Faça xixi no banho: Eu faço isso sem nojo! Apenas 95% da urina é água, apenas 5% são uréia e sais minerais. O xixi vai embora rapidinho e você usa a mesma água para duas finalidades.
Lavar a louça: Não é segredo pra ninguém que detesto lavar a louça, mas isso não quer dizer que não lavo. Aí vai a dica – Retirar o excesso de sujeira da louça com guardanapo, deixar de molho antes de lavar, fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e enxaguar tudo no final.
Cuidado com o óleo de cozinha: Nunca jogar óleo na pia, pois um litro contamina 400 mil litros de água.
Vassoura e balde: Mangueira não é vassoura vizinha! Se precisar lavar a calçada esqueça da mangueira.
Cuidado com os vazamentos: Além de fechar bem as torneiras, precisamos ficar de olho e consertar imediatamente os vazamentos, pois eles são o maior vilão dos desperdícios de água dentro das nossas casas.