Roteiro: Trekking no Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937. Possuí algumas das montanhas mais altas do território brasileiro e uma fauna e flora muito particular, com diversas espécies endêmicas, ou seja, que são encontradas somente nessa região.
- Sexta-feira: Saída de Curitiba. Pernoite em albergue próximo ao Parque Nacional de Itatiaia.
- Sábado: Nossa caminhada se inicia na portaria Posto do Marcão, onde iremos pegar a trilha com uma vista fascinante para Minas Gerais. Caminharemos por cerca de 12km durante o percurso todo, que contemplará paisagens espetaculares do Parque Nacional mais antigo do Brasil. Iniciamos a trilha em uma altitude elevada, próxima de 2.400m, dentro do Planalto do Itatiaia, a trilha tem poucos desníveis. Durante o percurso vamos apreciar o ambiente dos Campos de Altitude da Serra da Mantiqueira. No percurso vamos encontrar com pequenos lagos de altitude, que dão o nome ao circuito e depois de algumas horas chegamos no nosso ponto culminante, a Pedra do Altar, com 2.665 metros de altitude, é a 11º montanha mais alta do Brasil, lá teremos uma parada para fazer um piquenique e contemplar as lindas paisagens ao redor. Continuamos a trilha passando pela base das Agulhas Negras, finalizando nossa caminhada. Retorno ao refúgio, onde pernoitaremos.
- Domingo: A Travessia Ruy Braga é uma das trilhas mais famosas do Parque Nacional de Itatiaia, localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa travessia é conhecida por sua beleza cênica e por oferecer uma experiência única em meio à natureza exuberante da região. Essa é uma travessia de nível fácil, mas que exige um bom condicionamento físico, são cerca de 22km de caminhada, em sua maioria de descida, pouca dificuldade técnica. Nossa trilha começa no Abrigo Rebouças, finalizando ao lado da Cachoeira do Maromba e Véu de Noiva, na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia. Durante a travessia passaremos por paisagens incríveis, como campos de altitude, vales, rios, cachoeiras e mirantes com vistas panorâmicas deslumbrantes. Além disso, é possível avistar diversas espécies de fauna e flora típicas da região, como bromélias, orquídeas, lobos-guará, quatis, entre outros. Iniciaremos nosso retorno à Curitiba, fazendo pernoite no caminho.
- Segunda-feira: Acordaremos cedo e seguiremos viagem para chegarmos em Curitiba cerca de 12h00.
Tags Evento:agulhas negras, itatiaia