Roteiro: Monte Roraima
Encravado no extremo norte do Brasil, na fronteira com a Guiana e a Venezuela, o Monte Roraima é uma gigantesca chapada com paredões íngremes de arenito rajado de mais de 500 metros de altura. Venha com Ana Wanke alcançar o topo dessa montanha emblemática e explorar seu visual cinematográfico!
Detalhamento
- 19|jan – 1º dia: Às 6h sairemos de van do Hotel em Boa Vista (Brasil) para Santa Elena (Venezuela). Passaremos pela fronteira, onde teremos que apresentar os documentos tanto para as autoridades brasileiras (registro de saída do Brasil), quanto para as autoridades venezuelanas (registro de entrada na Venezuela). Em Santa Elena faremos o câmbio de moeda e a troca de veículo para 4×4 para chegar a Comunidade de Paratepuy, que será o início da nossa trilha. O jantar será na própria pousada, com vista para o Monte Roraima. Teremos uma reunião à noite, para apresentação dos guias e detalhes da expedição. Pernoite em Pousada.
- 20|jan – 2º dia: Após o café da manhã iniciaremos nosso trekking de aproximadamente 5 horas até o acampamento do Rio Kukenã. Sairemos caminhando da própria pousada, após organizarmos os carregadores. Haverá cerca de 1h aproximadamente para tirar fotos, reorganizar sua mochila e se preparar para a caminhada de 15 km até o 1º acampamento. Nesse dia atravessaremos 2 rios: Rio Tek e o Kukenã. As informações sobre o dia seguinte serão dadas sempre durante o jantar e pernoite será em barracas no Acampamento do Rio Kukenã.
- 21|jan – 3º dias: Café da manhã e saída para a base da montanha, 9 km de caminhada em 5 horas. Chegada prevista para as 14h00. Alimentação, reconhecimento da área, fotos e informações para o dia seguinte. Jantar e pernoite em barracas no Acampamento Base.
- 22|jan – 4º dia: Café da manhã e saída às 08h00 rumo ao topo da montanha numa trilha de 4 km com duração entre 4 a 5 horas de subida até o acampamento. Tarde de descanso, banho nas Jacuzzi e informações para o dia seguinte. Jantar e pernoite. (1ª noite no Topo)
- 23|jan – 5º dia: Café da manhã e saída com destino aos Vales dos Cristais, Ponto Triplo e o Fosso num percurso de 21km com 4 horas de caminhada na ida e 3,5 horas de retorno, intervalo de 1,5 horas no local para fotos, reconhecimento das áreas, descanso e alimentação. Chegada ao acampamento de origem no final da tarde. Para este dia não se leva todo o equipamento, apenas o essencial para usar durante o dia. Retornar e pernoitar no mesmo acampamento (2ª noite no topo).
- 24|jan – 6º dia: Acordaremos cedo e antes do café da manhã iremos ao Mirante das Ventanas, onde se tem uma das vistas mais impressionantes do roteiro. Após o café da manhã desmontaremos acampamento e iremos ao Maverik, ponto mais alto do Monte Roraima. Em seguida iniciaremos nossa descida, que dividiremos em 2 etapas de subida para não sobrecarregar os joelhos. Pernoitaremos no Acampamento Base, em vez de pernoitar no topo.
- 25|jan – 7º dia: Caminharemos 10 km rumo ao acampamento do rio Tek após o café da manhã. Almoço será no acampamento. Tarde livre para tomar banho de rio e relaxar. Jantar de Confraternização da última noite de trekking. Ao final do dia, informações para o dia seguinte e pernoite em barracas no Acampamento do Rio Tek.
- 26|jan – 8º dia: Café da manhã e inicio da caminhada rumo à aldeia indígena de Paratepuy. Trecho de 14 km com duração de 04 horas e chegada por volta do meio-dia. Inspeção de rotina pela guarda do Inparques (não se pode trazer pedras, cristais, plantas ou animais). Saída em carro 4×4 para a comunidade de São Francisco para desfrutar de um bom almoço e compra de artesanato local. Em Santa Elena trocamos de carro e retornamos ao Brasil (Boa Vista).
DCIM102GOPRO
DCIM102GOPRO
Tags Evento:guiana, longo curso, monte roraima, roteiro internacional, venezuela