A Ana Wanke Turismo e Aventura conheceu um lugar muito especial, que gostaria de compartilhar com o mundo: É um olival no Paraná que produz seu próprio azeite de oliva.
Além de lhe contar a história de um homem admirável, nós levaremos uma turma para caminhar entre as plantações de oliveiras com seus pés carregados de azeitonas, e mostrar a produção local de azeite extra virgem.
O início de tudo
A história deste olival começa com a vinda do Seu Idálio da Cruz Inácio para o Brasil em 1954. Ele é nascido em uma aldeia a 35 km ao norte de Coimbra (Portugal) e desde cedo acompanhava seu avô agricultor nas oliveiras.
No Brasil começou trabalhando com secos e molhados, mas assim que pôde comprou propriedades agrícolas e para matar a saudade plantou 40 oliveiras em 1990.
Foi muito frustrante para o “Seu Idálio” ver que a produção de cada oliveira não passava de 20 azeitonas e acabou abandonando a plantação.
Em 2008 a saudade bateu forte e ele adquiriu uma variedade de oliveiras para testar qual se adaptaria melhor naquele pedacinho de terra, próximo à Ventania. Desta vez ele mesmo diz: ”Caprichei”.
Hoje o Seu Idálio, com 84 é incansável e um entusiasta. Todos os anos planta mais oliveiras e hoje tem um olival superior a 30.000 oliveiras e produz o seu próprio azeite aqui mesmo no Paraná, chamado Azeite de Oliva Extra Virgem Duidálio.
Extração do Azeite extra virgem Duidálio
“As azeitonas são colhidas com máximo cuidado para não sofrerem lesões ou amassamentos, acondicionadas em caixas especiais próprias para o manejo, são levadas ao lagar o mais breve possível para que a extração seja feita com as azeitonas mais frescas possíveis.
No lagar as impurezas vegetais (folhas) são extraídas de um exaustor e depois são lavadas para que se elimine as impurezas minerais. Conduzidas para o moinho através de um dispositivo mecânico (a partir desta operação já não há mais o contato humano) são moídas de forma integral (poupa e caroço), ficando a massa retida por algum tempo em um batedor com temperatura controlada (28ºC) para que as gotículas de azeite se juntem, a massa contendo azeite, água vegetal e bagaço, é enviada a centrífuga horizontal (Decanter) onde são separados os três componentes.
Separados o Azeite, o mesmo é finalizado em uma centrífuga vertical onde se extrai algumas gotículas de água que possa estar junto no Azeite. Agora é só apreciar o mais puro e fresco Azeite Extra Virgem.”
Quem nos contou tudo isso foi o Sr. Osni Lima, Químico Industrial que trabalha diretamente com a produção deste azeite tão especial.
E o Seu Idálio ainda fala com orgulho, ao lado do seu neto Rodolfo, que entre a colheita e produção o processo leva no máximo 12 horas!!
Conheça conosco este trabalho
No dia 16 de dezembro vamos caminhar entre as plantações de oliveiras do Idálio e conhecer o processo de produção do Azeite Extra Virgem Duidálio! Escolhemos essa data para você poder ver as azeitonas no pé.
Você poderá adquirir o azeite direto com o produtor!! Olha que coisa legal… Vamos nessa?
Boa tarde,
Aprecio um bom azeite de oliva. Desejo conhecer o produto 100% paranaense “Du Idálio”, daí pergunto: Onde Comprar Tal Azeite Em Curitiba. Vi muita propaganda, mas não localizei endereço nem telefone.
Poderiam me orientar.
Olá, Sergio Mauro.
Eles estão no instagram como Azeito Duidalio.
Pode contacta-lo pelo (43) 35312200 ou http://www.azeitoduidalio.com.br
Recomendo!!