A Travessia do Gelo Continental foi um sonho que virou realidade… esse é o último capítulo da “Saga”. Se ainda não conhece a história completa, seguem os capítulos anteriores:
- Travessia do Campo de Gelo Sul: A construção de um sonho
- Travessia do Campo de Gelo Sul: Primeiros Passos
- Travessia Do Campo De Gelo Sul: Chá De Barraca
- Travessia Do Campo de Gelo Sul: Visão do Mundo Branco
- Travessia Do Campo De Gelo Sul: Clima Louco
Sétimo Dia: 16/01/2018
Mais uma vez amanheceu chovendo e já não tínhamos mais “dias extras” para usar… Então nos restava adiar somente a saída em algumas horas na esperança que o tempo mudasse – e mudou. Quem já foi para a Patagônia sabe que o clima por lá “cambia muitissimo”!
Atrasamos nossa saída em duas horas e caminhamos com bom tempo, sempre com o imenso Glaciar Viedma a nossa direita. Que vista linda!
Para chegar ao nosso último acampamento ainda tínhamos mais um desafio: O Passo Huemul. Segundo o Pipa ele era mais fácil que o Passo de los Vientos… quando não está ventando forte!
Em montanha, um passo é o ponto mais baixo entre dois picos pertencentes à mesma aresta, facilitando a passagem através da cadeia de montanhas.
É claro que começou a ventar – e muito forte, bem na hora da subidona ao Passo. As rajadas de vento eram tão fortes que nos atiravam contra as pedras e não conseguíamos nos mover.
As rajadas de vento passavam dos 80 km/h e foi um alívio cruzar o ponto mais alto do passo, pois depois dele estaríamos protegidos do vento e teríamos árvores. A descida foi muito dura, bem empinada e escorregadia. As árvores eram nossas aliadas para nos segurar. Em uma de nossas paradas já podíamos visualizar o local do nosso acampamento, um pouco depois do final do Glaciar Viedma.
Que tristeza ver o quanto ele retrocedeu em tão pouco tempo! Em apenas 12 meses o glaciar encolheu de 400 metros, perdendo uma parte significativa de sua superfície. A local onde realizei uma caminhada com grampões 2 anos antes desapareceu por completo.
Enfim, antes de chegarmos ao acampamento mais uma coisa muio linda aconteceu… Minha amiga belga, Daniella e eu esperamos pelo Jason, coreano que sempre se manteve bem a parte de nós. Chegamos juntos ao acampamento e isso mudou completamente a postura dele, que ficou muito feliz e passou a compartilhar mais momentos conosco.
Foi um ótimo final de dia em meio a árvores de lengas com uma grande confraternização, conversa e mate é claro! Até apareceu uma barra de chocolate: ouro depois de sete dias de caminhada!!!
Oitavo dia: 17/01/2018
Apesar da noite ter sido tranquila em meio a um bosque na beira do lago Viedma, quase não dormi. Acordei a 1h da manhã e fiquei dentro da barraca ouvindo os icebergs se moverem, virarem e caírem…
Desta vez nem saí da barraca de madrugada como costumo fazer. Sabe por que? Na descida famigerada no Passo Huemul vi muitos cocôs de puma… Já dei de cara com um bichão desses em Torres del Paine e para mim já foi o suficiente.
Estávamos no final da aventura, mas ainda pairava uma incerteza. Com os ventos fortes talvez o nosso barco de resgate não conseguisse encostar para nos resgatar, então em vez 1 hora de caminhada simples, teríamos que caminhar 6 horas e ainda passar por uma tirolesa.
Caminhamos por campos floridos encantadores e perfumados deixando para trás o Passo Huemul e atrás dele o meu lindo Mundo Branco, o Campo de Gelo Sul!
O tempo estava quente então pude colocar uma camiseta de manga curta e até tirei a bandana da cabeça. O cabelo estava há 8 dias sem saber o que era ser lavado… a bandana era algo necessário (risadas).
Apesar das fortes rajadas de vento, veio a boa notícia: o barco conseguiria encostar para nos resgatar!!! Sim… quanta emoção: não pude conter as lágrimas de alegria. Naquele momento me senti como se estivesse sendo resgatada no seriado “Largados e Pelados”. Oh sensação boa e que venha o próximo desafio, pois em 2019 completarei 50 anos. Pensei comigo: Acho que um bom desafio será passar uns dias num resort all inclusive à beira de uma praia!!
Assim chegou ao final uma de minhas maiores aventuras – e nada melhor do que terminá-la com um delicioso brinde à vida!