Você já se perguntou como se formaram as lindas e enigmáticas atrações de Vila Velha?
Esse sem dúvidas é um dos destinos mais procurados da nossa região paranaense.
Existem duas explicações aceitas até hoje sobre esse processo, e vamos descrevê-los neste artigo para você:
Formação Geológica:
A formação arenítica de Vila Velha decorre do período Carbonífero – quando ainda existia na Terra o super continente Gondwana – quando o mar interior que existia no local começou a ser drenado. Isso mesmo, você não leu errado! Existia um mar nesta região.
Esse processo de drenagem ocorreu depois da separação dos continentes e o material que restou na região foi o seu fundo arenoso, que acabou cimentado com óxido de ferro. Isso explica a coloração avermelhada do local.
Com o passar dos anos o terreno foi gradativamente se elevando e vagarosamente se erodindo pela ação em conjunto dos fortes ventos e da chuva, que atuaram nas zonas mais frágeis das rochas. Este processo fez com que essas rochas fossem se desgastando de forma diferencial e as isolando em diversos blocos diferentes.
Com esse processo, surgiram algumas das formações mais famosas que conhecemos, como a Tartaruga, o Camelo, a Taça – símbolo de Vila Velha, a Bota, a Esfinge, a Cabeça de Índio, etc.
Outras formações são paredes de pedra que lembram muralhas de castelos, torres de diversos formatos e alturas de geometria variável com formas e paisagens distintas, além de fendas cujo formato interno lembra garrafas.
Lenda de Vila Velha
A segunda explicação é segundo uma lenda local que exalta a riqueza dos antigos índios habitantes de Vila Velha com uma narrativa popular recheada de amores e traições, guerreiros e até mesmo tesouros legados por deuses. Veja só:
“Segundo a lenda, esse recanto foi escolhido pelos primitivos habitantes para ser o Abaretama, terra dos homens, onde esconderiam o precioso tesouro itainhareru. Tendo a proteção de Tupã, era cuidadosamente vigiado pelos apiabas, varões escolhidos entre os melhores homens de todas as tribos. Os apiabas desfrutavam de todas as regalias, porém era-lhes vedado o contato com as mulheres, mesmo de suas próprias tribos. A tradição dizia que as mulheres, estando de posse do segredo do Abaretama, revelariam aos quatro ventos e, chegada a notícia aos ouvidos do inimigo, estes tomariam o tesouro para si.
Dhui fora escolhido para chefe supremo dos apiabas. Entretanto, não desejava seguir aquele destino. Seu sangue se achava perturbado pelo fascínio feminino. As tribos rivais, ao terem conhecimento do fato, escolheram Aracê Poranga para tentar o jovem guerreiro e tomar-lhe o coração para conseguir o segredo do tesouro.
Não foi difícil Aracê se apaixonar completamente por Dhui. Numa tarde primaveril, Aracê veio ao encontro de Dhui trazendo uma taça de uirucuri, o licor de butias, para embebedar Dhui.
No entanto, o amor já se assenhorava de sua razão e ela também tomou o licor, ficando ambos sob a sombra de um Ipê, languidamente entrelaçados.
Tupã vingou-se, desencadeando um terremoto que abalou toda a planície. Abaretama, completamente destruída, tornou-se pedra. O tesouro de ouro fundiu-se e liquidificou-se, transformando-se na Lagoa Dourada. Os dois amantes, castigados, foram petrificados um ao lado do outro. Junto a eles ficou a taça, igualmente petrificada. E foi assim que Abaretama se tornou Itacueretaba (“cidade perdida de pedra”).”
Relato tirado do site www.pitangui.uepg.br
Caminhada Noturna
A Ana Wanke Turismo e Aventura leva você para uma caminhada noturna pelo Parque Estadual de Vila Velha, onde você, além de conhecer essas histórias e apreciar o por do sol entre os arenitos, poderá observar as formações sob uma nova luz… a luz dos astros!
Como o Parque está situado num local afastado de luzes da cidade, isso propicia uma maior visibilidade das luzes dos astros. Imagine o que se pode ver com um telescópio neste lugar!! Então aqui vai um convite:
Que tal embarcar conosco nessa aventura? Temos uma programação prontinha para o dia 18 de Maio, na Caminhada Noturna de Vila Velha, para conhecer tudo isso que falamos nesse texto. Confira aqui.