Quem pensa em praias e ilhas no Paraná, logo pensa na Ilha do Mel. Mas tem um lugar muito especial, ainda mais rústico, com uma natureza exuberante, onde paz reina absoluta: Ilha de Superagui. Superagui significa em tupi-guarani a “Rainha dos Peixes”.
A Ilha de Superagui protege belíssimas paisagens de restinga, manguezal e floresta, emolduradas ao longe pelas montanhas da Serra do Mar, de um lado, e pelo imenso e agitado Oceano Atlântico, do outro.
História
A história de Superagui vem de muito longe, pois estava entre duas ricas cidades: Paranaguá e Cananéia. Desde a época do Império Brasileiro reivindicava-se à abertura de um canal que facilitaria a ligação entre essas duas poderosas cidades naquele tempo.
Em 1852 Perret Gentil, cônsul suíço no Rio de Janeiro, fundou em Superagüi uma das primeiras colônias europeias no estado do Paraná.
Canal do Varadouro
A Ilha de Superagui está localizada no norte da baía de Paranaguá, mas ela nem sempre foi uma ilha. Até 1952 ela fazia parte do continente e foi aberto para abrir passagem para os barcos dos pescadores, que, até então, precisavam “varar” a terra para dar passagem às suas canoas — daí o nome “Varadouro”. De quebra, o canal deu origem à Ilha de Superagüi, que hoje faz parte de um parque nacional. Hoje o canal liga à região lagunar de Cananéia à Baia dos Pinheiros em Paranaguá.
Ararapira
Antes de chegar à Barra do Ararapira, uma das duas saídas do canal para o mar aberto, encontra-se à comunidade de Ararapira. A história desta comunidade perde-se no tempo da história do Brasil e já foi muito movimentada e importante.
Com a abertura de estradas e à formação da Ilha à comunidade foi ficando mais isolada. O regime das marés alterado pela abertura do canal do Varadouro passou a roubar as casas da vila. São José do Ararapira, seu nome original, é hoje uma vila abandonada. É um vigésimo do que era originalmente, mas volta a vida plena no dia de São José, dia 19 de março, onde todas as comunidades vizinhas se unem ali para uma grande festa.
Cataia
É nessa região, da Barra do Ararapira, que nasceu à tradição do Whisky Caiçara (Cachaça curtida com folhas de Cataia). A Cataia (Pimenta pseudocaryophyllus) é uma árvore nativa dessa região. Suas folhas são tradicionalmente usadas pelas comunidades locais por suas propriedades medicinais e aromáticas.
Na década de 1980, a comunidade da Barra do Ararapira deu início ao hábito de curtir aguardente com as folhas da planta. Estas suavizam a acidez da bebida, além de proporcionar um sabor único, muito prestigiado pelos moradores e visitantes da ilha.
Animais endêmicos
Hoje Superagüi é um dos poucos pontos brasileiros declarados Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. É neste ambiente que vive um animal raro e endêmico, o mico-leão da cara preta. Infelizmente esta espécie só foi descoberta nos anos noventa, quando já estava ameaçada de extinção.
Outra espécie ameaçada de extinção que habita a região é o papagaio da cara roxa, também conhecido como papagaio chauá. Esta ave encontrou na Ilha do Pinheiro o lugar ideal para se reproduzir e pra se proteger. Pelo menos uma das boas notícias é que o Guará, que já foi ameaçado de extinção, voltou a repovoar a região e hoje podemos ver berçários e revoadas de guarás em várias partes ao redor da Ilha.
Praia Deserta
Um dos principais atrativos é a Praia Deserta. Como o próprio nome diz, não há muito o que fazer além de curtir o mar e caminhar pelas suas areias brancas. São 38 km de restinga, areia e mar. A praia começa junto ao rio que corta parte da ilha. Termina no extremo norte, no canal Varredouro, onde a ilha faz a divisa com o estado de São Paulo.
Apesar de ser uma longa extensão de praia deserta, há ainda uma família que mora lá, bem no meio dela. A família da D.Rosa, uma senhora que vive ali há mais de 50 anos, acolhe os poucos andarilhos que se aventuram à cruzar as areias brancas e firmes desse paraíso!
Venha conosco
E aí, vamos conosco conhecer cada lugar aqui descrito?
Temos um roteiro fantástico que percorre todo o Lagamar. Passaremos pelo Canal do Varadouro, parando na Vila abandonada de Ararapira. Depois visitaremos um berçário de Guarás. Nossa caminhada começará na Barra de Ararapira. Acamparemos na D.Rosa e chegando na Comunidade de Superagui, onde além de um delicioso almoço à base de frutos do mar, poderemos provar a famosa cataia! Confira aqui.