Desde 29 de junho de 2017, um trecho de 21 quilômetros em Florianópolis, entre Canasvieiras e Ingleses, começou a fazer parte da rota oficial do Caminho de Santiago de Compostela. Calma: leia com atenção e entenda porque…
Eu sei, o anúncio deste caminho como parte do Caminho de Santiago no Brasil causou muita polêmica no meio peregrino, afinal o Caminho de Santiago é uma rota de peregrinação desenvolvida a partir do século IX, após o sepulcro do Apóstolo Tiago Maior ter sido encontrado na Galícia, Espanha.
Polêmica do Caminho Inglês
A polêmica foi criada após o Cabildo da Catedral de Santiago de Compostela divulgar um comunicado em 22 de dezembro de 2016 referente à emissão da Compostela (Certificado de Peregrinação) aos peregrinos do Caminho Inglês. Até então, a regra geral determinava que a Compostela só poderia ser emitida ao peregrino que completassem pelo menos os últimos 100 quilômetros a pé até Santiago de Compostela.
Cabildo da Catedral de Santiago é um colegiado de sacerdotes que exercem, em comunhão com o Arcebispo e a Igreja, o ministério sacerdotal na Catedral e que tem como função singular a guarda das relíquias do apóstolo Santiago.
Ocorre que o Caminho Inglês tem dois pontos de início:
– Ferrol, distante 120 quilômetros de Compostela, e
– A Coruña, distante apenas 80 quilômetros.
Já deu para perceber que o Caminho a partir de A Coruña é menor que 100 km, por isso abriu-se a exceção para ser concedido o documento a quem inicia a peregrinação por esta cidade. Para isso, os 20 quilômetros restantes deverão ser feitos no país ou região de origem do peregrino. Ah – e para completar a confusão – o morador de A Coruña está dispensado deste complemento.
Que fique claro que a decisão só é aplicável ao Caminho Inglês desde A Coruña!
Os 20 quilômetros complementares exigidos do estrangeiro podem ser realizados em qualquer lugar e mediante algum tipo de comprovação, o que exige a mobilização das associações de amigos do Caminho de Santiago existentes em diferentes países do mundo.
Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela
Foi assim que a ideia de criar um caminho no Brasil surgiu de Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, de São Paulo. De acordo com o jornalista e escritor Fábio Farah, que representa a Catedral de Compostela junto à Arquidiocese de São Paulo, na idade média, quando as peregrinações começaram, não existiam cidades consagradas como pontos de partida. “Muitos peregrinos saíam da porta de casa e caminhavam até Santiago de Compostela. Hoje temos cidades consagradas como ponto de partida e poucos saem da porta de casa. O Caminho Brasileiro será, simbolicamente, uma forma de sair da porta de casa para percorrer o trajeto”, afirma.
Com a autorização da Catedral, Fábio e Mariana começaram a pesquisar lugares para o Caminho Brasileiro. Como La Coruña é uma cidade portuária, eles buscavam uma cidade costeira para dar a ideia de continuidade ao caminho. Assim chegaram até Floripa e hoje você pode fazer este complemento oficial do Caminho Inglês a partir de A Coruña.
O caminho começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passa pelas igrejas de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e encerra-se no Santuário Sagrado Coração de Jesus, que fica localizada na Praia dos Ingleses.
O “Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela” dispõe de quatro carimbos exclusivos, um para cada igreja e para os momentos importantes da rota de São Tiago. Eles ficam disponíveis em horário comercial nas igrejas.
Para a caminhada, você não precisa arcar com taxas. Porém, se você deseja ter os comprovantes, é necessário adquirir a credencial do peregrino junto a uma associação de peregrinos por todo o país.
Vamos fazer polêmica juntos? 😀 Que tal percorrer o Caminho de Santiago Brasileiro com a gente e depois podemos fazer O Caminho Inglês em 2020 a partir de Ferrol, que tem 115 km. Confira os nossos roteiros e se programe para vir com a gente!
Sonho há bastante tempo com essa possibilidade. Vamos ver se o próximo ano me possibilita realizá-lo.
Legal Marlene!! Estamos torcendo para que seu sonho se realize 🙂 Conte conosco!!!!
Legal Marlene!! Estamos torcendo para que seu sonho se realize 🙂 Conte conosco!!!!
Estou analisando a possibilidade de fazer essa caminhada de Julho/2022. Pois ainda não agendei participação em nenhuma prova pedestre para mês de julho. Após dia 23/5., definirei.
Ok! Aguardamos seu retorno!