Roteiro: Rota das Baleias Francas
Santa Catarina possui a região da Rota da Baleia Franca (RBF), composta pelos Municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. Aqui que as Baleias Francas escolheram para ser o berçário de seus pequenos gigantes filhotes, local ideal para o WhaleWhatching (Avistamento de Baleias). Exclusivo também na Rota da Baleia Franca, é a harmonia perfeita entre os Botos e os Pescadores, uma experiência única de contato direto com a natureza.
E muito mais do que isto, temos também uma linda e preservada cultura, onde é possível visitar históricos casarões, construções, hábitos e se deliciar com uma autêntica gastronomia típica local, fruto da vinda dos imigrantes lusitanos, que escolheram a região como uma das portas de entrada para o Brasil.
Vamos para esse pedacinho do paraíso bem numa época em que é possível avistar as baleias francas. Confira o roteiro, que vai costeando várias praias incríveis!!
- Sexta-Feira: Saída de Curitiba às 15h00
- Sábado: Começaremos pela Trilha da Caranha, uma das mais belas e preservadas da região, até chegar a Praia do Ouvidor, onde já é possível avistar baleias francas. Seguiremos pelos costões até chegar na Praia Vermelha, passando por túneis verdes, piscinas naturais até o Rosa Norte, onde poderemos ver porque a Praia do Rosa está no Clube das 30 Baías mais belas do mundo! Cruzaremos este paraíso, passando por fazendas, até avistar de cima o dormitório de milhares de aves, a Ilha do Batuta na Praia do Luz. Cruzaremos a Barra de Ibiraquera, percorrendo o principal ponto de avistamento de Baleias Francas da região, a Ribanceira! Para finalizar, conhecermos as Praias Secretas dos Amores e do Luz, finalizando com um maravilhoso Por do Sol nas Dunas da Ribanceira! Nosso almoço será na praia do Rosa num charmoso restaurante. No total percorreremos 15 km com até 30 m de altitude.
- Domingo: Faremos a Trilha da Esfinge com Inscrições Rupestres. Iniciamos a trilha na paradisíaca Praia da Silveira, passando por piscinas naturais e seguindo pelos costões a beira mar até o monumento natural da Esfinge. O caminho é encantador e seguindo a trilha, iremos chegar até as Inscrições Rupestres deixadas pelos milenares povos Sambaquianos! Seguirmos por entre a Natureza, descobrindo a Ponta do Catalão até chegar na Praia da Vigia, onde ainda é possível encontrar oficinas líticas deixadas pelos povos originários da região! Nossa caminhada terá em torno de 2h30 a 3h30.
Tags Evento:baleias, caminhada, caminhada costeira, ecoturismo, francas, hiking, ouvidor, praia, praia do rosa, trekking